5.º ciclo dos Musicálogos / Capote Fest, 10 janeiro, Évora

A Capote Música apresenta o 5.º ciclo dos MUSICÁLOGOS, um projeto da Capote Música dedicado à criação musical em tempo real, que regressa a Évora em 2026, nos meses de janeiro, fevereiro e abril, com novos encontros entre compositores de universos artísticos distintos.
MUSICÁLOGOS são encontros únicos onde a criação acontece em tempo real. Dois compositores de diferentes percursos e universos musicais - um local e outro de outra região - são convidados para um processo criativo colaborativo, de exploração e partilha de ideias e linguagens, sem saberem previamente com quem irão emparelhar.
É nesse território de risco, de entrega e descoberta, que os MUSICÁLOGOS ganham forma: dois dias de residência artística onde o desconhecido se torna processo. Cada dupla escolhe o seu rumo - pelo improviso, pela reinterpretação mútua ou pela composição de raiz. Não há fórmula, apenas a liberdade de explorar técnicas, partilhar instintos criativos e descobrir caminhos em conjunto.
O que nasce desses dois dias é partilhado num terceiro momento: uma apresentação pública onde o resultado do processo é partilhado com o público num formato que cruza música e conversa. Esta apresentação é mediada por um anfitrião que contextualiza e acompanha o percurso criativo desenvolvido em residência.
MUSICÁLOGOS são um espaço de escuta privilegiada, onde se assiste ao nascimento de novas possibilidades sonoras e a processos criativos ainda em ebulição.
Convidados do 1º encontro do 5º ciclo de Músicálogos
Joana Ricardo, natural de Évora (1989), move-se entre a comunicação, a música e a performance. Com um percurso ligado à música de raiz tradicional, integrou o grupo Zanguizarra (2013-2020). Foi aluna de Voz na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas - Hot Clube Portugal e como cantora e criadora, fundou em 2020 o projeto O Lado de Dentro, com Mariana Ramos Correia, que lança o primeiro EP em 2025. Desde 2023 integra o projeto Madraça e, em 2024, criou Verso-Pólvora com o músico João André Baião.
Como cantora gravou temas para projetos com Raia de TóZé Bexiga e Contraduo de Carlos Menezes e Walter Areia. Integra o Coletivo Câmara e participou em espetáculos como Aprometido (Associação PédeXumbo), Manifesto Funesto (Vânia Rodrigues) e Ponto de Encontro (2025), que criou com Márcio Pereira para alunos do 1.º ciclo.
https://www.instagram.com/joa.na.ricardo/
Alex D'Alva Teixeira (Luanda, 1990) é músico, compositor e DJ luso-brasileiro. A projeção nacional chega em 2012 com os D'ALVA. #batequebate (2014) leva a banda a festivais como NOS Alive. Maus Êxitos (2018) estreia no n.º 1 do iTunes; Verdade Sem Consequência lidera o Top A3-30 por nove semanas. Em 2022 funda com Ricardo Martins, o duo Algumacena e, no final do ano, edita SOMOS, terceiro álbum dos D’ALVA. Como autor, participa no Festival da Canção (2019-2024) e assina co-autoria de canções para Miguel Ângelo, Virgul e Ana Bacalhau. Colabora com Grada Kilomba e no teatro, dirige a componente musical de Bravo, 2023! (Teatro Praga), integra Fazer Uma Canção e, em 2025, Audição. Como DJ, passou por eventos e clubes de referência, como Ageas Cool Jazz ou ModaLisboa. Alex D’Alva lançou em novembro LIVRE, o single de arranque do EP homónimo, com edição prevista para 4 de fevereiro de 2026, marcando o seu regresso aos lançamentos em nome próprio. https://www.instagram.com/alexdalvateixeira/
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS
MUSICÁLOGOS __ 5º CICLO | ÉVORA 2026
1º encontro | JOANA RICARDO x ALEX D’ALVA TEIXEIRA
Residência artística: 8 e 9 de janeiro de 2026
Apresentação pública: 10 de janeiro de 2026, às 21h30
Local: Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende, Évora
Moderação: Tiago Castro
BILHETEIRA
Bilhetes: 3 € *disponíveis na recepção do Teatro Garcia de Resende – segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 e na www.bol.pt
Para mais informações e bilheteira www.capotemusica.pt | www.cendrev.pt
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA
M/6
ACESSIBILIDADE
* A apresentação pública (10 de janeiro) conta com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
MAIS INFORMAÇÕES
capote – associação cultural / CAPOTE MÚSICA é apoiada República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes
