Exposição “Menina, uma história”, 6 fevereiro a 2 abril, Casa da Esquina, Coimbra

Artes visuais
Exposição “Menina, uma história”, 6 fevereiro a 2 abril, Casa da Esquina, Coimbra

© Joana Morgado Simão

"Há histórias difíceis de contar, há palavras difíceis de escrever..."

Henriqueta Cristina escreve-nos que há "assuntos que preferimos varrer para debaixo de um tapete e esquecer", Joana Mosi tentou desenhar o indizível, o impensável. Foi este o ponto de partida para o projeto que traçámos neste livro, a história de Menina, que procura abordar com delicadeza, mas também com respeito e necessária frontalidade, o crime e ofensa aos direitos humanos que constitui a Mutilação Genital Feminina (MGF).

Esta exposição reúne um conjunto de ilustrações únicas e inéditas. Resulta numa diferente interpretação da ilustradora sobre os seus próprios desenhos, em conjunto com as palavras de Henriqueta Cristina. 

«Menina» é um livro infanto-juvenil com cocriação da escritora Henriqueta Cristina e da ilustradora Joana Mosi, resultante do projeto Zunto Na Gai - Plano de Iniciativas de Combate à Mutilação Genital Feminina, promovido pela Akto - Direitos Humanos e Democracia e a Casa da Esquina. Através da criação artística, pretende-se sensibilizar as crianças e jovens para a temática da MGF enquanto prática tradicional nefasta e violação dos direitos das mulheres e meninas, não só pela história, como auxiliando a sua leitura através de um guia que ajuda pessoas adultas e crianças a dialogar e refletir sobre esta prática. Este projeto conta com o apoio financeiro da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e o Ministério da Cultura, Juventude e Desporto no âmbito do Apoio Técnico e Financeiro ao desenvolvimento de programas, Projetos ou Acções de Prevenção e Combate à Mutilação Genital Feminina (MGF). 

Os séculos passam sobre os corpos mutilados. 
O tempo, esse mago, já deveria ter amaciado os velhos rituais de puro horror. Já deveria ter banido esses rituais da face da Terra. Mas algo teima em permanecer asquerosamente impune.  
Elevamos a voz, levantamos o som, passamos a palavra. 
Porque é preciso não mais calar, porque é preciso parar com a carnificina, porque é preciso acabar isto.  
De uma vez por todas!!! 

De forma a assinalar o Dia Internacional pela Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina, o lançamento e exposição do livro irá contar com a presença da escritora Henriqueta Cristina e da ilustradora Joana Mosi, com a leitura musicada por Helena Faria e Gonçalo Parreirão.


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Organização

Akto - Direitos Humanos e Democracia
Ministério da Cultura, Juventude e Desporto
Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género
Portugal + Igual
Casa da Esquina

Autoras

Henriqueta Cristina (palavras) - Nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1960. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É professora há mais de 40 anos, profissão que escolheu ainda antes de entrar na escola. Exerceu diversos cargos de gestão escolar e de gestão autárquica. O seu percurso de vida é marcado por um envolvimento permanente em projetos educativos, culturais e de intervenção social, em particular com crianças e jovens. É autora do livro "Com três novelos (o mundo dá muitas voltas)", ilustrado por Yara Kono, editado pela Planeta Tangerina, recomendado pelo Plano Nacional de Leitura e apoiado pela Amnistia Internacional nas edições francesa e americana.

Joana Mosi (ilustração) - Joana Mosi (1994) começou a desenhar antes de saber escrever. Estudou Pintura, depois Cinema, entre outras coisas pelo meio. Foi na banda desenhada que tem feito o seu percurso. Das suas obras em banda desenhada destacam-se Nem Todos os Cactos têm Picos (2017, Polvo), O Mangusto (2023, A Seita) e A Educação Física (2024, Iguana/Penguin Random House). Colabora regularmente com várias iniciativas e instituições culturais, artísticas e educativas. Vive no concelho de Mafra, suficientemente perto do mar.


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

Data | 6 de fevereiro a 2 de abril 2026
Horário | 10h30-12h30 | 14h00-18h30
Local | Casa da Esquina, Coimbra


BILHETEIRA

Entrada livre.