Dias da Percussão Portimão 2026, 13 a 15 fevereiro, Portimão

Música
Dias da Percussão Portimão 2026, 13 a 15 fevereiro, Portimão

De 13 a 15 de fevereiro decorre a 5ª Edição do Dias da Percussão Portimão (DPP’26), uma iniciativa da  Corvo e a Raposa Associação Cultural, com direção artística de Daniela Tomaz e Vasco Ramalho.

DPP’26 reúne percussionistas internacionais como Kasia Kadlubowska (Polónia, Mannheim / European Festival Emerging Artist 2026) e percussionistas portugueses de renome nacional e internacional como os emblemáticos Drumming Grupo de Percussão, fundados em 1999 por Miquel Bernat, Tiago Manuel Soares, que tem apostado na percussão tradicional portuguesa como mote para a criação contemporânea e o duo Hugo Ferreira e Gonçalo Ribeiro, com curadoria da Associação Porta Jazz, Porto. 

O DPP'26 projeta-se em rede, da urbe de Portimão, em articulação com os equipamentos públicos, e.g. TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, Auditório do Museu de Portimão, e em diálogo com espaços seculares da cidade, e.g. Sociedade Vencedora Portimonense e o espaço público: Centro Histórico, Centro Alvor, Zona Ribeirinha, zona exterior Museu de Portimão.

conheça o programa 

Nas passadas 4 edições, o DPP já programou cerca de 70 artistas de relevo regional, nacional e internacional de Portugal, Espanha, Holanda, Irão e Afeganistão. Em cada edição, estes artistas entram em diálogo com a comunidade e artistas residentes na região do Algarve, nomeadamente os alunos do Curso Integrado de Música e do Curso Profissional de Jazz do Agrupamento de Escolas da Bemposta, Portimão, e os jovens percussionistas do Algarve Grupo de Percussão Contemporânea, que estreiam anualmente uma encomenda musical do DPP, com artistas locais envolvidos. Como motor de criação para percussão contemporânea, o DPP estimula anualmente um compositor português, desde João Pedro Oliveira com a obra “In the House of the Glass King” (2021), passando pela obra musical para Marimba e “Sardinhofone” de Tiago Cutileiro (2021), “Al Gharb” de Luís Figueiredo (2022), “Ribombar” para Tambor e Quinteto de Percussão de Filipe Fernandes (2024) e, na última edição, a encomenda musical do DPP’25 à compositora Ângela da Ponte, estreada pelos jovens percussionistas do Grupo de Percussão da Universidade de Évora, que estrearam a encomenda musical do DPP’25 à compositora Ângela da Ponte.


BILHETEIRA

https://dpportimao.pt/bilhetes

 

 


Apoio: República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes