"Potnia Theron", pelo Teatro da Terra, 27 fevereiro a 7 março, Seixal

POTNIA THERON do grego antigo “Senhora dos animais” é um motivo artístico milenar que descreve a divindade feminina com domínio absoluto sobre a natureza selvagem. O termo aparece pela primeira vez na Ilíada de Homero para descrever a deusa Ártemis, sendo, no entanto, um conceito muito mais antigo, com raízes em divindades femininas da Idade do Bronze e até do Neolítico.
Hélia Correia, escritora consagrada, escreve de um rasgo este poema épico inédito, a partir da antiguidade clássica, para o espectáculo que Maria João Luís encena como uma opereta não convencional, abordando e reflectindo sobre as relações de forças entre os géneros masculino e feminino.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Texto HÉLIA CORREIA
Encenação MARIA JOÃO LUÍS
Com MARIA JOÃO LUÍS, SÍLVIA FIGUEIREDO, ANTÓNIO LOURENÇO MENEZES
Cenografia JOSÉ MANUEL CASTANHEIRA
Música original JOSÉ PEIXOTO
Desenho de Luz PEDRO DOMINGOS
Assistência de encenação BEATRIZ VIEIRA DE CARVALHO Assistência de produção FILIPE GOMES, CARINA R. COSTA Direcção de produção PEDRO DOMINGOS
Produção TEATRO DA TERRA 2026
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS
27 de fevereiro a 7 de março 2026
Quarta a Sábado, às 21H30
Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal
Duração aproximada 65 min.
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA
M/ 12
MAIS INFORMAÇÕES
Apoio: República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes
