Concerto Acusmático "As Várias Configurações da Orquestra de Altifalantes" e Workshop Ambisonics /Binaural, por António Ferreira, 14 março, O'culto da Ajuda, Lisboa

No dia 14 de março de 2026, a Miso Music Portugal recebe no O'culto da Ajuda, Lisboa, o compositor António Ferreira para o Workshop Ambisonics /Binaural, pelas 15h, e para o Concerto Acusmático "As Várias Configurações da Orquestra de Altifalantes", pelas 19h30.
António Ferreira nasceu em Angola de pais portugueses. Em Portugal estudou Engenharia no Instituto Superior Técnico (IST), tendo paralelamente tomado consciência do seu interesse pela composição musical utilizando meios informáticos. Formalizou este seu interesse ao ingressar no Conservatório Real de Haia, Países Baixos, no qual cumpriu o curso de Sonologia entre 1986–1987 e onde estudou Composição, Síntese Analógica e Digital, Psicoacústica e Música Interativa Digital. As suas composições eletroacústicas têm sido apresentadas em vários festivais nacionais e internacionais, tendo também recebido várias distinções e prémios.
Workshop Ambisonics /Binaural
Dedicado à composição espacial com recurso a Ambisonics e monitorização binaural, o workshop destina-se a compositores, estudantes, artistas sonoros ou pessoas interessadas nas potencialidades da criação sonora imersiva, propondo "uma visão pessoal e prática da composição pensada no espaço; demonstrações com o software Reaper; exploração de ferramentas atuais que tornam a espacialização imersiva mais acessível; exemplos concretos a partir das obras que serão difundidas no concerto da noite". O objetivo da iniciativa é proporcionar "uma experiência privilegiada de contacto direto com esta prática, revelando de forma aprofundada os seus métodos, ferramentas e processos criativos". Os interessados em participar deverão enviar nome e telefone para oculto@misomusic.com. O workshop é gratuito.
→ saiba + e inscreva-se
Concerto Acusmático "As Várias Configurações da Orquestra de Altifalantes"
Programa:
Soundscape with oniric figures — 8 altifalantes em círculo
Aeroreality EA — configuração 7.0.4 (12 altifalantes)
Solaristica — 16 altifalantes em domo tridimensional
La Gloire du Superflu EA— cerca de 28 altifalantes para uma experiência sonora envolvente e multifacetada
→ saiba +
Apoio: República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes
