Exposição "Carrilho da Graça: Lisboa" está patente em Madrid até 30 de janeiro de 2018

arquitetura
Exposição "Carrilho da Graça: Lisboa" está patente em Madrid até 30 de janeiro de 2018
Arquitetura | Madrid

"Carrilho da Graça: Lisboa" na Garagem Sul do CCB, Lisboa (setembro de 2015) / © Diogo Nunes

A exposição "Carrilho da Graça: Lisboa" inaugurou a 19 de dezembro na capital espanhola, no COAM - Colegio Oficial de Arquitectos de Madrid, onde estará patente até 30 de janeiro de 2018. A inauguração contou com a presença do arquiteto português, que realizou uma visita guiada à exposição. 

/
Carrilho da Graça: Lisboa

"Esta mostra manifesta sobretudo um modo de olhar, presente desde o início da atividade profissional e docente do arquiteto João Luís Carrilho da Graça, ilustrado a partir da cidade sobre a qual tem trabalhado desde há mais de 30 anos: Lisboa. Os materiais desta retrospetiva permitem a nossa aproximação a uma teoria do território, enunciada numa planta e numa maqueta de Lisboa, e reiterada pelas maquetas dos projetos. Trata-se de uma teoria que compreende o facto de as linhas e pontos notáveis que caracterizam a topografia estarem na base dos percursos e assentamentos humanos e, portanto, da construção da cidade e da sua arquitetura". 

"Carrilho da Graça: Lisboa" foi apresentada na Garagem Sul – Exposições de Arquitectura, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa (setembro de 2015). Em 2016 a exposição iniciou uma itinerância internacional tendo passado por espaços como o Museu de Arquitetura Leopoldo Rother em Bogotá, o Museu da Casa Brasileira em São Paulo, o Museu Marítim de Barcelona, o Convento de Cristo em Tomar e o Centro de Exposiciones Subte de Montevideo, sendo vista até ao momento por mais de 80.000 visitantes. 

Em 2018 a exposição estará presente no Festival Internacional Mextrópoli na Cidade do México, nas Escolas de Arquitetura Paris-Bellevile e Paris-Val de Seine e no Paço Imperial no Rio de Janeiro. 
Esta exposição conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa e o apoio da Direção-Geral das Artes e Instituto Camões.

/
Mais informações:
www.coam.org/es/fundacion