A nova DGARTES digital

vários
A nova DGARTES digital

A DGARTES iniciou, em 2017, uma estratégia de transformação digital com o lançamento de um novo website, a renovação de uma newsletter semanal, um investimento na produção de conteúdos para as redes sociais Facebook e Instagram, e a disponibilização do Balcão Artes - um novo serviço à comunidade artística portuguesa.

O Balcão Artes é uma nova ferramenta de comunicação com o setor cultural que a DGARTES inaugurou em junho, numa perspetiva de otimização de serviços e no quadro das medidas de modernização administrativa deste Governo. Entre outras funcionalidades, o Balcão Artes agrega toda a informação relevante para os cidadãos interessados nos Programas de Apoio às Artes, assegurando a disponibilização contínua e sistematizada, de dados e ferramentas, e fomentando a simplificação e celeridade de procedimentos como o registo, submissão e acompanhamento das candidaturas ou de contratos com as entidades apoiadas. Esta importante ferramenta digital integra ainda um espaço de divulgação dedicado às entidades apoiadas.

Desde o lançamento do website, em junho, a DGARTES divulgou cerca de 300 eventos/projetos artísticos de entidades apoiadas (com 30.000 visualizações) e publicou cerca de 200 notícias (com 14.500 visualizações). Dos 18.000 utilizadores do website (que totalizaram 157.000 visualizações de página), 12.000 visitaram o Balcão Artes (115.500 visualizações) durante os Programas de Apoio Pontual, Programa de Apoio Sustentado e Apoio ao Associativismo Cultural. A estes programas de apoio candidataram-se cerca de 700 entidades, que, pela primeira vez este ano, tiveram acesso, através do Balcão Artes, a novas funcionalidades e ferramentas de ajuda, das quais se destacaram 8 vídeos sobre o preenchimento dos formulários de candidatura, visualizados por 2.650 utilizadores.
A  visibilidade de noticias, oportunidades e comunicação institucional também aumentou exponencialmente com a nova newsletter semanal da DGARTES, com 720 novos subscritores e cerca de 4.000 visualizações desde a sua implementação. A presença da DGARTES nas redes sociais (Facebook e Instagram) foi também reforçada, tendo algumas publicações no Instagram chegado às 150 visualizações e no Facebook atingido as 13.000 visualizações/12.000 likes.