Plataforma Europeia de Arte de Media oferece residências a artistas de media emergentes

novos media
Plataforma Europeia de Arte de Media oferece residências a artistas de media emergentes
Prazo 20 de janeiro 2018

Werkleitz Center for Media Art

Com o apoio dos fundos da Europa Criativa da União Europeia, a Rede Europeia de Arte de Media (EMARE) ampliará a sua rede de quatro para 11 países e transforma-se na Plataforma Europeia de Arte de Media (EMAP) até o final deste ano. Com isso, o mais antigo programa de residência em arte de media, o European Media Artists in Residence Exchange (EMARE), que comemorará seu 23º aniversário em 2018, continuará e torna-se na maior plataforma de residência internacional para artistas de media emergentes.
Os membros incluirão algumas das principais instituições de arte de media de toda a Europa:
• Werkleitz Center for Media Art, Halle (Saale), Alemanha http://werkleitz.de (organização líder)
• Centro Cultural Onassis, Atenas, Grécia http://www.sgt.gr
• Ars Electronica Center, Linz, Áustria http://www.aec.at
• Bandits Mages, Bourges, França http://www.bandits-mages.com
• Fundação para Arte e Tecnologia Criativa (FACT), Liverpool, Reino Unido http://www.fact.co.uk
• IMPAKT, Utrecht, Países Baixos http://www.impakt.nl
• Kontejner, Zagreb, Croácia http://www.kontejner.org
• LaBoral Centro de Arte e Criação Indstrial, Guijón, Espanha http://www.laboralcentrodearte.org
• M-Cult, Helsinki, Finlândia http://www.m-cult.org
• RIXC, Riga, Letónia http://www.rixc.org
• WRO Center for Media Art Foundation, Wroclaw, Polônia http://www.wrocenter.pl

A EMAP oferece residências para artistas dos novos medias nos campos dos media digital, arte baseada em computador, cinema, desempenho baseado em media, som e vídeo, em 11 países membros. Juntamente com isso, os artistas participantes são supervisionados e orientados por especialistas em mercado de arte e indústria cinematográfica, além de fazer parte de um programa de turismo extensivo através dos diferentes festivais de membros.
A plataforma concede anualmente bolsas de produção a artistas de media europeus, destacados e apoia pesquisa, produção, apresentação e distribuição de arte de media na Europa e resto do mundo.
O European Media Artists in Resicence Exchange (EMARE) foi iniciado em 1995 pelo Werkleitz, Hull Time Based Arts e Intermedia Department Budapest.
A troca de residência em curso teve vários parceiros e membros durante os anos. Em 2007, a European Media Art Network (EMAN) foi fundada como estrutura institucional para o programa EMARE.
Em 2007 e 2008, a EMAN recebeu o apoio do programa "Cultura 2007-2013" da União Europeia para organizar uma série de residências para artistas europeus como parte dos programas de residência dos quatro membros do EMAN. Em 2012 e 2013, a UE apoiou um intercâmbio de artistas europeus e mexicanos para residências nos quatro membros europeus do EMAN e laboratórios de arte de media no México. Para 2014 e 2015, a EMAN recebeu fundos similares da UE para organizar uma troca de residências para artistas da Europa, Canadá e Austrália.
Os três financiamentos da UE para essas atividades resultaram nas exposições de movimento e numa série de festivais de Werkleitz em Halle:
2009: http://move2009.emare.eu
2012: http://moveforward.werkleitz.de
2015: http://moveon.werkleitz.de