Feira Internacional de Arte Contemporânea

artes plásticas
Feira Internacional de Arte Contemporânea
21 a 25 fevereiro / Madrid

© Laura San Segundo

Coincidindo com a celebração da 37ª edição da ARCOmadrid em fevereiro, a cidade de Madrid vai acolher algumas das mais importantes colecções de arte no campo internacional, bem como um programa de exposições de arte contemporânea com a presença de proeminentes artistas latino-americanos. Além disso, a feira servirá como ponto de encontro para profissionais de arte de todo o mundo. Desta forma, a capital espanhola será uma paragem obrigatória no circuito internacional de arte contemporânea, além de representar a ponte entre os panoramas artísticos europeus e latino-americanos.
 
Como em edições anteriores da ARCOmadrid, o extenso programa de atividades profissionais reunirá artistas, curadores, críticos, diretores de museus e outros especialistas do campo artístico atual numa série de mesas redondas e reuniões sobre arte contemporânea. Alguns dos participantes desta edição do fórum e dos encontros profissionais serão: a artista Julieta Aranda, o colecionador João Carlos Figueiredo Ferraz, o filósofo Timothy Morton,o filantropo Han Nefkens, o artista Trevor Paglen, a curadora Mari Carmen Ramirez e Martin Bethenod, diretor do Palazzo Grassi. Além disso, haverá um Encontro de Museus da Europa e da Ibero-américa, com o objetivo de "impulsionar sinergias entre representantes de museus, comissários e outros profissionais". O português João Fernandes, diretor-adjunto responsável pela área da Conservação, Investigação e Difusão do Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, é um dos responsáveis pela condução da reunião dos 30 diretores e outros representantes dos museus presentes.
 
Paralelamente à feira, a cidade de Madrid apresentará exposições e eventos em torno da arte contemporânea, museus e instituições culturais da capital com um papel especial de artistas latino-americanos e coleções de arte proeminentes, incluindo exposições de artistas como Doris Salcedo, William Kentridge e John Akomfrah (comissariada por Chus Martínez), bem como exposições dedicadas às coleções de Luis Paulo Montenegro, do Banco da República da Colômbia, de Thibault Poutrel e Helga de Alvear.

/
Para mais informacão sobre ARCOmadrid 2018 e actividades relacionadas: 
www.arcomadrid.es