NO INTERVALO DE UMA ONDA - um solo de Rafael Alvarez / BODYBUILDERS

dança
NO INTERVALO DE UMA ONDA - um solo de Rafael Alvarez / BODYBUILDERS
16 de Fevereiro - BUKATSUDO HALL - JAPÃO

Elisabeth Vieira Alvarez 

NO INTERVALO DE UMA ONDA é um solo de sombras, evocações e máscaras partindo da imagem 'A Grande Onda de Kanawaga', obra icónica do pintor japonês Hokusai criada em 1830 e reproduzida a partir de meados de 1870 através de uma série de litografias partindo da técnica tradicional de estampa japonesa, conhecida por Ukiyo (literalmente, “mundo flutuante”). Nesta viagem a Tóquio coleccionam-se e cruzam-se referências e impressões, obras e narrativas que alimentam o espólio de imaginários e imagens em torno do país do Sol nascente. A partir do seu olhar exótico Rafael Alvarez revela-nos uma paisagem de lugares comuns e clichés de uma certa imagem (ocidental) do Japão e simultaneamente somos levados a mergulhar num mar de descobertas e revelações engolidos pelas imagens da megalópole de Tóquio. Do detalhe ao ritual, do simbólico ao abstracto, o coreógrafo recorre a linguagem minimalista e rigorosa a partir da exploração em palco dos únicos elementos deste espectáculo - corpo e papel. Neste mundo flutuante nada é demasiado pequeno ou insignificante para deter a nossa atenção. Este solo de sombras, evocações e máscaras cuja onda de Hokusai permite corporalizar é um convite duplo à viagem e à quietude.
O coreógrafo e intérprete Rafael Alvarez regressa ao Japão para apresentar o espectáculo de dança "NO INTERVALO DE UMA ONDA". Um solo estreado em 2017 em Tóquio e Lisboa, com direcção artística e interpretação de Rafael Alvarez e produção da BODYBUILDERS desenvolvido com o apoio da Direcçã-Geral das Artes e Fundação Calouste Gulbenkian.
Este espectáculo será apresentado a 16 de Fevereiro na TPAM - Performing Arts Meeting / Fringe Festival em Yokohama, Japão sendo a única representação de Portugal neste evento internacional que reúne artistas, programadores e produtores de todo o mundo. Ao longo de 2018 o coreógrafo dará continuidade ao seu projecto com actividades de pesquisa, criação, formação e circulação internacional em Portugal, França, Japão e Malásia.

NO INTERVALO DE UMA ONDA projecto coreográfico desenvolvido em 2017 entre Tóquio, Paris e Portugal (Lisboa, Porto, Montemor-o-Novo) assinalando os 20 anos de percurso profissional na Dança de Rafael Alvarez e o primeiro ano de actividade da BODYBUILDERS culminando na estreia dupla do espectáculo em Tóquio e Lisboa (Festival Temps d'Images / Negócio - ZDB) e na inauguração de uma exposição e lançamento de livro de fotografia reunindo uma colecção de +100 imagens recolhidas durante o período de residência artística em Tóquio funcionando como pista dramatúrgica e subtexto do próprio espectáculo, coleccionando impressões e movimentos de personagens anónimos dialogando com o espaço e fluxo da cidade de Tóquio.   

/
Ficha artística:
Direcção artística, coreografia, cenário, vídeo e figurino Rafael Alvarez
Interpretação: Rafael Alvarez 
Colaboração artística (interpretação vídeo): Kotomi Nishiwaki
Direcção técnica e Desenho de luz: Nuno Patinho 
Gestão e Produção: BODYBUILDERS | Rafael Alvarez 
Apoio à Produção: João Leitão 
Assessoria de Imprensa: Mafalda Simões
Fotografia de cena: Elisabeth Vieira Alvarez 
Vídeo promocional e Registo de Espectáculo: Vitor Rosário 
Design gráfico: Paulo Guerreiro 
Apoio à Edição Livro: Susana Paiva
​Co-produção: Festival Temps d'Images/Duplacena e BODYBUILDERS
​Apoio em Residência: Micadanses (Paris), Le Carreau du Temple (Paris), Ko Murobushi Archive (Tóquio), Ryogoku Bear (Tóquio), Teatro Municipal do Porto . Campo Alegre (Porto), EIRA (Lisboa), O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo)
Acolhimentos: Negócio/ZDB (Lisboa), Ryogoku Bear (Tóquio), BuOY (Tóquio), Auditório Municipal Augusto Cabrita (Barreiro)
​Parcerias: Escola de Artes - Universidade de Évora, Escola Superior de Arte e Design - Caldas da Rainha, Escola Superior de Dança / Instituto Politécnico de Lisboa 
Patrocínio: FUJIFILM Portugal
Apoio à Internacionalização: Fundação Calouste Gulbenkian
Projecto cofinanciado pela Direcção-Geral das Artes / Governo de Portugal – Ministério da Cultura
 

Rafael Alvarez [1976, Lisboa]
Coreógrafo e intérprete, cenógrafo e figurinista, investigador e professor.
No decorrer dos últimos 20 anos o seu trabalho coreográfico tem sido apresentado desde 1997 na Europa, América do Sul e América do Norte, Médio Oriente, Ásia e África. Tem investigado e desenvolvido nos seus processos coreográficos, uma dimensão plástica do movimento e da composição, revelando uma forte componente visual na construção do corpo e do espaço.
Tem investido igualmente de forma aprofundada, na relação da Dança com a Comunidade e na dimensão colaborativa da prática artística de diálogo e intervenção com o mundo. Lecciona desde 1998, Dança Contemporânea e Dança Inclusiva, desenvolvendo projectos de formação/cooperação nacional e internacional e de dança na comunidade, envolvendo pessoas com deficiência, séniores, pessoas com Parkinson, crianças, estudantes do ensino superior artístico e vocacional e artistas em geral.
Foi intérprete em espectáculos e projectos dirigidos pelos coreógrafos – Francisco Camacho/EIRA (PT), Christian Rizzo (FR), Lynda Gaudreau/Lucky Bastards (CN/FR) e do encenador Luís Castro/Karnart, entre outros. 
Doutor em Comunicação, Cultura e Arte pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Pós-graduado em Ciências da Comunicação – Cultura Contemporânea pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Formado em Realização Plástica do Espectáculo e em Teatro e Educação pela Escola Superior de Teatro e Cinema do IPL. Foi bolseiro em Dança do Centro Nacional de Cultura (2000-02). Membro da Foundation for Community Dance/People Dancing (Reino Unido).
Investigador Integrado do CHAIA – Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora. Artista associado da EIRA desde 2005. Co-fundador da ANKA – Companhia de Dança Inclusiva de São Tomé e Príncipe. Co-fundador e director artístico da associação cultural – BODYBUILDERS.

/
Mais informação:
Clipping de Imprensa > https://www.bodybuilders.pt/press
Videos Promocionais > https://vimeo.com/238410832  |   https://vimeo.com/239446558
www.bodybuilders.pt | www.tpam.or.jp