Animação do real em destaque na ANIMAR 13 - Inauguração

artes digitais
Animação do real em destaque na ANIMAR 13 - Inauguração
13ª edição da ANIMAR em Vila do Conde, dia 10 fevereiro

"Pronto, Era Assim", de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues 

A exposição ANIMAR 13 reúne obras dos artistas Paulo Patrício, Pedro Neves e Marta Monteiro e das duplas Alexandra Ramires (Xá) e Laura Gonçalves e Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues, destacando a contaminação entre o cinema de animação e o documentário no panorama cinematográfico naiconal. Nesta edição, a Animar propõe assim um cruzamento entre os universos do real e do imaginado, quer através de animações baseadas em histórias e personagens reais, quer da ficcionalização de imagens documentais.
 
A exposição tem como pano de fundo os filmes "Água Mole", de Alexandra Ramires (Xá) e Laura Gonçalves, "Pronto, Era Assim", de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues, "Surpresa", de Paulo Patrício e "A Praia", de Pedro Neves, que vão saltar da tela para a galeria, onde estarão também patentes diversos objetos relacionados com o processo de produção fílmica como adereços, cenários, figurinos, entre outros.
A proposta da curadoria passa pela expansão dos filmes do seu território tradicional, transpondo as atmosferas estéticas e narrativas para um espaço interativo, em forma de instalação, no qual o espectador é convidado a participar. Baseadas no imaginário destas obras, as ilustrações de Marta Monteiro darão cor e vida à sala destinada às atividades educativas.
 
Paralelamente à exposição na Solar - Galeria de Arte Cinemática – que poderá ser visitada diariamente entre as 14:00 e as 18:00 -, a ANIMAR 13 apresenta, até maio, uma programação complementar que inclui sessões de cinema para escolas e famílias, visitas guiadas à exposição, workshops e ateliês.
 
A abertura das sessões de cinema está marcada para 25 de fevereiro, com a projeção do mais recente filme de Thierry Frémaux, "Lumière!: A Aventura Começa", no Teatro Municipal, em parceria com o Cineclube de Vila do Conde. O documentário reúne vários excertos das cópias restauradas dos irmãos Lumière, afirmando-se como uma porta de entrada para a história do cinema e para a cinefilia, que é, aliás, um dos principais propósitos da Animar.  
 
De cariz vincadamente educativo, a Animar promove todos os anos oficinas de iniciação ao cinema, destinadas à comunidade escolar do norte do país, e ateliês de longa duração, dedicados em exclusivo às escolas do concelho de Vila do Conde.  Os ateliês vão decorrer sob a orientação dos realizadores Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues, Paulo Patrício e Pedro Neves, e os filmes daí resultantes têm estreia marcada para a Festa de Encerramento da ANIMAR 13, a acontecer no dia 20 de maio.
oferta formativa será complementada com workshops abertos de iniciação à banda desenhada, sob a orientação de Joana Estrela, e de técnicas de impressão, com a Oficina Arara.
 
/
Mais informação:
press@curtas.pt 
252 643 386
93 247 11 12
ANIMAR 13