DGARTES participa na Visita de Estudo "Arts and Disability"

vários
DGARTES participa na Visita de Estudo "Arts and Disability"
21-23 de fevereiro de 2018 | Londres

A visita de estudo "Arts and Disability", para membros de instituições europeias gestoras de Financiamento público às artes e das políticas culturais, tem como principal objetivo apresentar a delegados de vários países, uma série de abordagens e iniciativas que tiveram impacto no acesso das pessoas com deficiência às artes e à cultura como público e visitantes, mas também como artistas e profissionais das artes. 

Outra finalidade é reunir um grupo de interlocutores institucionais que compartilham objetivos semelhantes, para se apoiarem mutuamente com o fim de desenvolver novas e melhoradas iniciativas direcionadas para artistas com deficiência e enquanto público das artes.

Para além de pretender demonstrar alguns modelos já em prática de diferentes partes do Reino Unido, a visita de estudo encorajará os delegados a compartilhar sucessos locais, desafios e até falhas, como parte de um grupo de pares comprometido com o mesmo resultado final - maior inclusão de pessoas com necessidades especiais na vida cultural Europeia.

Estas questões e outras serão debatidas por um grupo de 18 delegados provenientes de 9 países, Alemanha, Bélgica, Croácia, França, Holanda, Itália, Polónia, Portugal e Roménia:

- Como pode a política cultural nacional ou regional incentivar a um maior acesso às artes às pessoas surdas e com deficiência, como público e como artista?

- Como podem os programas de financiamento ajudar estes artistas a fazer um trabalho excelente e desafiante?

- Quais foram os programas de financiamento Europeus mais bem sucedidos?

- Como podem os principais programas culturais cívicos, como a Olimpíada Cultural ou a Capital Europeia da Cultura, tornarem-se num modelo de mudança organizacional?

Esta visita de estudo internacional foi organizada pelo programa "Arts and Disability" do British Council.

Entrevista com Ben Evans, Diretor Geral do programa "Arts and Disability":
www.disabilityartsinternational.org/blogs/2017/why-the-british-council-s-arts-and-disability-programme-is-such-a-priority-in-europe/