Efficient and Expressive Body | Laboratório de Formação em Dança

dança
Efficient and Expressive Body | Laboratório de Formação em Dança
3 e 4 de março, Estúdio da Companhia Paulo Ribeiro, Teatro Viriato, Viseu

Costin Radu

Os Laboratórios de Formação em Dança visam ativar e promover encontros entre formadores e formandos, proporcionando o contacto e acesso a linguagens artísticas e métodos criativos distintos, o que permite potenciar uma abordagem mais eclética às várias práticas e modos de pensar a Dança. Este programa de formação contínuo e seccionado por vários meses é dirigido a maiores de 15 anos, com ou sem experiência em dança, alunos e intérpretes profissionais de dança. Os Laboratórios de Formação em Dança decorrem no estúdio da Companhia Paulo Ribeiro, no Teatro Viriato (Viseu), ao fim de semana, e, para cada um serão criados módulos com objetivos específicos, diversos e abrangentes.

“Não podemos ser expressivos sem sermos funcionais e não podemos ser funcionais sem sermos expressivos”, escreve Dimo Kirilov Milev. Através do consciente movimento de todo o corpo, os participantes são desafiados a explorar diferentes qualidades, volumes e texturas; aprendendo a usar a força adequada, a armazenar e a libertar energia e a eliminar tensões e bloqueios de modo a permitir que o corpo se mova livremente e procure cada vez mais possibilidades para se expressar. A abordagem ao movimento de Dimo Kirilov Milev privilegia a linguagem corporal orgânica eficiente como princípio de trabalho. Aliás, este laboratório coreográfico enfatiza o trabalho interno, através do qual os participantes, ao trabalharem de dentro para fora, se vão aproximando do movimento como uma continuidade das intenções.

Dimo Kirilov Milev
Nasceu na Bulgária e já trabalhou com companhias como The National Opera of Sofia (Bulgária), Jeunne Ballet de France, Ballet National de Nancy et Lorraine (França) e a Compañia Nacional de Danza (Espanha) sob a direção de Nacho Duato. Dimo Kirilov Milev tornou-se um bailarino freelancer, coreógrafo, professor e assistente em 2009. Com as suas criações e cocriações já recebeu inúmeros prémios nas competições de coreografia de Copenhaga (Dinamarca) e Hannover (em 2011), mas também na International Competition for Choreography Burgos - New York (em 2014). Dimo Kirilov Milev, juntamente com Tamako Akiyama, foi convidado por Manuel Legris para integrar The New Universe of Manuel Legris apresentado em Viena, Paris e Tóquio.

/
Inforrmações:
inscrições workshops@pauloribeiro.com
horário: sáb 10h00 às 13h00 e 14h30 às 17h30 dom 10h00 às 13h30
público-alvo: pessoas com ou sem experiência em dança (m/15 anos)
preço: 20€ | 55€ (3 laboratórios de formação em dança)