Atelier Experimental de Leitura "A minha casa tem uma porta por onde a tua história pode entrar"

vários
Atelier Experimental de Leitura "A minha casa tem uma porta por onde a tua história pode entrar"
10, 17, 24 abril em Lisboa

© JAPP

De regresso às escolas do Castelo e Convento do Desagravo para, em conjunto com um grupo de professores, mergulharmos num processo experimental de (des)construção e (des)organização de narrativas, palavras e sons. E para lermos. Juntos.
- O que é que uma pessoa faz com um livro?
- Lê-o.
- Ah - disse ela - E que quer dizer isso de ler? (...)
- Alguns destes sinaizinhos representam sons. E os sons compõem palavras. Olhamos para os sinais e os sons vêm-nos à mente. Depois de termos a prática suficiente, ouvimo-los como se estivéssemos a ouvir outra pessoa a falar.
A falar... mas em silêncio.

in Mockingbird, Walter Tevis (1980)

A MINHA CASA TEM UMA PORTA POR ONDE A TUA HISTÓRIA PODE ENTRAR é um projecto artístico de intervenção social e comunitária realizado nos bairros do Castelo e Alfama com duas turmas de crianças das escolas do Castelo e Convento do Desagravo e adultos da freguesia de Santa Maria Maior.
Promovido pela casaBranca – Associação Cultural no âmbito do Programa BIP / ZIP – Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária de Lisboa 2016, em parceria com o Grupo Desportivo do Castelo, Agrupamento de Escolas Gil Vicente e ARISCO – Associação para a Promoção Social e da Saúde, inscreve-se num trabalho que a estrutura tem vindo a desenvolver de investimento e reforço das relações de âmbito local junto do tecido social, através de projectos de criação artística e pedagógica que integram participantes das comunidades locais e que privilegiam as relações com os espaços, lugares e comunidades.
Assumindo a Leitura como ferramenta privilegiada de actuação para interligar diferentes gerações e diferentes bairros – e a palavra como espaço emocional e identitário – teve como ponto de partida um pressuposto simples: oferecer experiências de leitura e a experimentação do mundo da linguagem.
O trabalho foi realizado ao longo do ano lectivo de 2016 / 17 e integrou a realização de várias actividades inter-relacionadas entre si: Oficinas Experimentais de Leitura, Oficina de Filosofia com Crianças, Leituras Pais & Filhos, um dia de Leituras na Rua, Instalação de Some a apresentação final de uma Leitura Encenada protagonizada pelas próprias crianças e adultos, que assumiu a forma de uma pequena peça vocal.

/
Ficha técnica:
Produção: casaBranca
Entidades Parceiras: Arisco - Instituição para a Promoção Social e da Saúde, Agrupamento de Escolas Gil Vicente, Grupo Desportivo do Castelo
Projecto Financiado por: Programa BIP / ZIP - Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária de Lisboa 2016 - Câmara Municipal de Lisboa

/
Locais, datas e horários:
E.B. 1 Castelo
E.B. 1 Convento do Desagravo
10, 17, 24 abril

/
Mais informações:
http://www.casabranca-ac.com/projectos/a-minha-casa-tem-uma-porta-por-onde-a-tua-historia-pode-entrar/