0,5% do IRS para a Cultura - Lista de entidades já disponível no site do GEPAC

vários
0,5% do IRS para a Cultura - Lista de entidades já disponível no site do GEPAC

Já se encontra disponível no site do GEPAC (Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais) a lista de entidades beneficiárias da consignação de 0,5% do IRS referente à coleta de 2017. 

A partir de 2017, com a publicação da Portaria n.º 22/2017, de 12 de janeiro, qualquer cidadão poderá consignar 0,5% do seu IRS a entidades culturais que estejam inscritas para o efeito. Com esta medida, os contribuintes podem definir que parte dos seus impostos já liquidados será encaminhada para a instituição da sua preferência, sem qualquer pagamento adicional.

No momento da entrega da declaração anual de rendimentos bastará apenas selecionar a opção e o código da respetiva entidade no espaço respetivo, à semelhança do que já acontece com instituições religiosas e de solidariedade social.

Esta medida é absolutamente gratuita para os contribuintes e, para além de se poder tornar num relevante mecanismo de apoio financeiro para as entidades que dela venham a beneficiar, pretende estimular e otimizar o envolvimento e a proximidade dos cidadãos com a Cultura e com os seus agentes, amadores ou profissionais.

/
Mais informações:
www.gepac.gov.pt/incentivos/consignacao-de-05-de-irs-para-a-cultura.aspx