DGARTES participa no Evento de Encerramento "EEA Grants Portugal 2009-2014"

vários
DGARTES participa no Evento de Encerramento "EEA Grants Portugal 2009-2014"

No dia 20 de abril, pelas 10h00, o Museu Nacional dos Coches será o palco para o evento de encerramento do quarto Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (MFEEE) que beneficiou Portugal de um financiamento global de 53 M€, durante o período de 2009-2014.

O MFEEE 2009-2014 foi o quarto instrumento de apoio a vigorar em Portugal tendo, no âmbito deste financiamento, apoiando 212 projetos ligados às áreas programáticas da Gestão Marinha e Costeira, da Saúde Pública, da Adaptação às Alterações Climáticas, das Energias Renováveis, da Sociedade Civil, da Igualdade de Género, da Cultura e das Artes. 

Através dos fundos EEA Grants, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega contribuem para reduzir as disparidades sociais e económicas e reforçar as relações bilaterais com os países beneficiários na Europa ultrapassando desta forma, a dimensão de uma simples união aduaneira de acesso ao Mercado Único Europeu dos países da EFTA.

Dos 212 projetos contratados 62 tiveram um ou mais parceiros dos países doadores demonstrando a estreita cooperação entre as entidades institucionais dos Estados doadores e portuguesas. Dos projetos apoiados destacam-se a aquisição de um navio PD (sistema de posicionamento dinâmico) e equipamento do mesmo com sistemas para investigação marinha e a construção de uma central geotérmica na Ilha Terceira, que assegurou a substituição de mais de 10% da produção de energia a partir de combustíveis fósseis.

O evento de encerramento contará, entre outras, com as intervenções de Pedro Marques, Ministro do Planeamento e das Infraestruturas; Nelson de Souza, Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão; Anders Erdal, Embaixador da Embaixada da Noruega em Lisboa; Hrund Hafsteinsdóttir, Conselheira do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Islândia e Susana Ramos, Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants Portugal.

/
Programa:
Evento de Encerramento "EEA Grants Portugal 2009-2014" - Programa

/
Mais informações:
Unidade Nacional de Gestão – EEA Grants Portugal 
www.eeagrants.gov.pt/quem-somos/mfeee