IETM no Porto até domingo - DGARTES apoia o encontro e participa no debate sobre financiar o ACESSO

vários
IETM no Porto até domingo - DGARTES apoia o encontro e participa no debate sobre financiar o ACESSO
27 de abril, na Reitoria da Universidade do Porto

ietm

A última reunião plenária do IETM em Portugal teve lugar em Lisboa, em 1998, com a cidade no centro de um poderoso movimento nas artes performativas.
Depois de um começo auspicioso para o novo milénio, a última década em Portugal tem sido uma montanha-russa em termos de política económica e social, algo que teve um impacto sério sobre o país e os cidadãos.

No Encontro que se realizou em Bruxelas, em novembro passado, que tinha como objetivo previamente definido pelo IETM, a importância de incluir gestores culturais e artistas portugueses focados no desenvolvimento de trabalho nas áreas da deficiência, necessidades especiais e minorias culturais, a Dgartes atribuiu um apoio a título extraordinário à Acesso Cultura para a participação das companhias/colectivos portugueses que desenvolvem o seu trabalho nestas áreas.

Sendo o IETM um projeto de interesse público cultural, a participação destas entidades numa rede internacional onde decorre um diálogo de excelência iria contribuir para a divulgação e promoção internacional do trabalho criativo dos nossos artistas, bem como para a sua integração nas redes de cooperação internacional.

O interesse demonstrado pela DGArtes na participação dos agentes culturais portugueses neste encontro decorre do reconhecimento de que integrar nas práticas culturais temáticas relacionadas as questões da deficiência, necessidades especiais e minorias culturais, é essencial para o desenvolvimento e a coesão social.

A reunião plenária do IETM que decorre, de 26 a 29 de abril, no Porto volta a Portugal 20 anos depois, mais uma vez quando se vive um período intenso na área das artes do espetáculo portuguesas.

A Diretora-Geral da DGARTES, Paula Varanda, participará numa Sessão de trabalho juntamente com Dália Paulo, Presidente da Acesso Cultura, Ben Evans, Diretor de Artes e Deficiência, do British Council, Diana Bastos Niepce, Bailarina, Coreógrafa, Escritora e Ativista, da Companhia Plural e Henriqueta Oliveira, da Câmara Municipal da Lousã onde se debaterá o tema “Acesso ao Financiamento: porquê, o quê e como?”

Ao longo dos 4 dias em que decorre o encontro outras entidades portuguesas participarão: a Crinabel Teatro, Dançando com a Diferença, Sociedade Artística Musical dos Pousos, Teatro Griot, Terceira Pessoa, Terra Amarelo e Vo’Arte.

Devido aos múltiplos desafios que os espaços culturais enfrentam para oferecer condições de acessibilidade, torna-se urgente definir estratégias a curto prazo que permitam às pessoas com deficiências físicas e intelectuais aceder à cultura, aos espetáculos, à arte. Tem de ser feito um compromisso sério para com as questões de acessibilidade. Os agentes culturais - aqueles que fazem e os que apresentam arte, tem de saber para quem estão a trabalhar e quem é o seu público, que necessidades tem esse público. Esta deve ser a base para decisões sobre políticas de financiamento para acessibilidade.

Esta sessão de trabalho pretende enquadrar o estado da acessibilidade com referência aos exemplos instaurados a nível europeu. É dirigida a profissionais que têm experiência nesta temática, mas também fornece dicas e ferramentas para que todos possam tornar os locais culturais e os espetáculos mais acessíveis.

A DGARTES apoia a organização do Encontro em parceria com a Câmara Municipal do Porto.

Mais informação:
Sessão de Trabalho - dia 27 de abril
Programa IETM