Workshop espacioproprio.augenblick com Fernando Nicolás Pelliccioli e Carlos Osatinsky

dança
Workshop espacioproprio.augenblick com Fernando Nicolás Pelliccioli e Carlos Osatinsky
23 e 24 junho no C.E.M. | Lisboa

Mercedes Appugliese

espaciopropio.augenblick dá um enquadramento para um processo de re-descoberta dos nossos corpos como meios de suporte e expressão para a dança e a vida.Os conteúdos e material desenvolvidos durante os encontros partem da imagem de que o “corpo” está submerso num fluxo constante de mudança de necessidades internas e externas, num permanente diálogo físico e mental entre o organismo e o que o rodeia.
"Nós, como artistas do movimento e seres humanos, estamos numa dança permanente de camadas interrelacionadas, desde a mais profunda estrutura esquelética, através do organismo inteiro, até ao ambiente mais externo. O objectivo das aulas é fornecer ferramentas e recursos de modo a trazer consciência a este movimento, permitir que aconteça num espírito mais livre, mais eficiente e criativo.
Através de claras imagens anatómicas tencionamos visualizar a nossa própria estrutura, clarificando-a, sentindo as suas possibilidades de mais de perto e expandindo as nossas experiências corporais.
Através de simples sequências re-descobrimos padrões de movimento, criando novos caminhos e tentando compreender e ultrapassar obstáculos dentro do fluxo.
Propondo simples tarefas individuais e de grupo abrimos um campo para sintonizar a consciência individual e comum, ao mesmo tempo que deixamos desenrolar-se uma dança de descobertas cinéticas, mudança de possibilidades e e(moções) renovadas.
Técnica e improvisação, questionando preconceitos e trazendo novos imaginários, guiando e seguindo, propostas activas e escuta calma, entrelaçam-se constantemente.
espaciopropio.augenblick expressa a nossa visão de movimento e vida, e tem por base as nossas experiências como performers de dança, coreógrafos e professores constantemente inspirados e movidos pelos processos de aprendizagem através do nosso trabalho em dança, técnica KleinTM e técnica Alexander, e enfrentando os nossos próprios corpos como uma fonte interminável de espanto e criatividade.
Esta proposta está direcionada a bailarinos, performers, actores, artistas e professores, e a gente curiosa no geral, disposta a explorar e expandir as suas capacidades expressivas através do corpo. Não é necessária experiência prévia.

#Bio:
Fernando Nicolás Pelliccioli & Carlos Osatinsky, nascidos na Argentina, trabalham juntos desde que se conheceram durante os seus estudos de dança no Workshop de Dança Contemporânea do Teatro San Martín em Buenos Aires. Não se definem como uma “companhia de dança”, “grupo” ou “coletivo” , mas como dois indivíduos que partilham visões, conectando-se nas necessidades e discrepâncias, trocando papéis, explorando interesses no campo artístico e através do seu caminho pelo mundo.
No seu trabalho artístico move-os o questionamento do palco como lugar privilegiado, procurando uma linguagem e materiais cénicos mais honestos que tragam compreensão sobre o ser performativo. As suas criações pesquisam diferentes modos interactivos de relação entre performers/ performance/ espectadores. Procuram formas mais abertas de composição, integrando espaços de liberdade em pautas definidas através de ferramentas de improvisação, tentando criar experiências cénicas que ofereçam uma sensação de risco, abertura e vivacidade mais profunda.
Ao longo dos últimos anos as suas peças e projectos foram mostrados em Espanha, Áustria, Alemanha, Argentina e Coreia do Sul, e desenvolveram peças durante residências na M.U.N.T (Museu da Universidade Nacional de Tucumán), Argentina, LaborGras, Berlim, Centro Coreográfico La Gomera, Espanha, Dependance Stift Millstatt, Austria, e KID Residency Program, Sweden.
Além das suas próprias experiências como performers e criadores, colaboraram com outros artistas na Europa e Argentina, tais como Toula Limnaios, Company Rubato, Roberto Oliván, Yuko Matsuyama, Hironori Sugata, Helena Lizari, Jonathan Martineau, FACE, OTRO ESPACIO, NETZWERK AKS, Zufit Simon, Hyoung-Min Kim, entre outros.
Apesar de residirem na Alemanha, continuam a alimentar a ponte que os liga á América do Sul e Ásia. São convidados por festivais e instituições privadas para dar workshops e seminários. Em 2011 foram Professores Convidados na Escola de Dança da Universidade Nacional de Artes da Coreia, em Seoul.
Os seus passos são guiados e suportados por aqueles que até hoje sentem serem os seus Professores: Haichi Akamine, Marina Giancaspro, Susan Klein, Jeremy Nelson, David Zambrano, Beatriz Lábatte, Barbara Mahler.
Mais informações: www.ferychar.wix.com/site

/
Ficha técnica:
Produção: c.e.m - centro em movimento

/
Locais, datas e horários:
c.e.m – centro em movimento
Rua dos Fanqueiros, n. 150 – 1. Andar, Lisboa
23 e 24 junho (fim de semana)
das 11h ás 15h

/
Informação sobre bilhetes:
Valor: 80€ 

/
Mais informações:
http://www.c-e-m.org / cem@c-e-m.org