Entrega do Leão de Prata de carreira à bailarina e coreógrafa Marlene Monteiro Freitas

dança
Entrega do Leão de Prata de carreira à bailarina e coreógrafa Marlene Monteiro Freitas
28 de junho em Veneza

Espetaculo “Bacantes – Prelúdio para uma purga”

Marlene Monteiro Freitas será hoje, dia 28 de junho, galardoada com o Leão de Prata de carreira no 12.º Festival Internacional de Dança Contemporânea de Veneza e irá apresentar, na cidade italiana, o espetáculo “Bacantes – Prelúdio para uma purga”, estreado em abril do ano passado, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa. A cerimónia de entrega do prémio contará com a presença da DGARTES.

Sobre Marlene Monteiro Freitas, nascida em 1979, em São Vicente, destaca a Bienal de Veneza a “presença eletrizante e o poder dionisíaco” das suas produções. A bailarina e coreógrafa cofundou em Lisboa a estrutura cultural P.O.R.K, com a qual assinou coreografias como “Paraíso-coleção privada” (2012-13) e “marfim e carne — as estátuas também sofrem” (2014), entre outras obras. Os seus trabalhos, que combinam por vezes o drama e a comédia, têm sido elogiados pela crítica internacional, pela expressividade e pela criatividade.
Também hoje, na abertura da Bienal de Veneza de Dança, a norte-americana Meg Stuart – que recebeu o Leão de Ouro de carreira, no dia 22 de junho - apresenta a coreografia “Built to last” (“Construído para durar”, em tradução livre), uma das suas criações recentes e da sua companhia, Damage Goods, que também já apresentou em Lisboa, no Teatro Maria Matos. O espetáculo desenrola-se sobre uma “dramaturgia musical” concebida por Alain Franco, com base nas peças de Sergei Rachmaninov, Beethoven, Iannis Xenakis e Arnold Schoenberg.
Marlene Monteiro Freitas apresentará o espetáculo “Bacantes – Prelúdio para uma purga”, às 20h, no Teatro Alle Tese Arsenale, com a sua companhia de 12 dançarinos e músicos, que oferecem uma reinterpretação original do trágico mito de Eurípides, ao qual se seguirá a cerimónia de entrega do Leão de Prata de Carreira.

O Programa da Bienal de Dança 2018 poderá ser consultado em
http://static.labiennale.org/files/danza/Documenti/programma_2018c.pdf