Apoio a Projetos para a 58.ª Exposição Internacional de Arte - La Biennale di Venezia 2019

artes visuais
Apoio a Projetos para a 58.ª Exposição Internacional de Arte - La Biennale di Venezia 2019
candidaturas abertas

Estão abertas até 6 de setembro as candidaturas para o Programa de Apoio a Projetos destinado à seleção, através de concurso limitado, do projeto curatorial e expositivo que irá representar oficialmente Portugal na 58.ª Exposição Internacional de Arte - La Biennale di Venezia 2019, com um montante financeiro global disponível de 199.400,00€ (cento e noventa e nove mil euros e quatrocentos euros).

Tratando-se de um concurso limitado, um Grupo de Consultores, composto por Sílvia Belo Câmara (Diretora-Geral da DGARTES), José Manuel Santos (Administrador e Diretor Cultural da Fundação EDP, escritor, curador e programador cultural) e Paulo Pires do Vale (Presidente da AICA, professor, ensaísta e curador) selecionou um conjunto de curadores e, entre os propostos, manifestaram disponibilidade para aceitar o convite da DGARTES, os seguintes: Emília Tavares; Filipa Oliveira; João Laia; João Ribas; João Silvério; Leonor Nazaré; Marta Mestre; Nuno Faria e Sara Antónia Matos. Os curadores convidados podem apresentar candidatura em nome individual ou enquanto parte de uma equipa curatorial (grupo informal).

Podem candidatar-se projetos de criação e internacionalização nas áreas das artes plásticas, fotografia e novos media, que se enquadrem no tema proposto por Ralph Rugoff, Curador desta edição da Bienal: "May You Live in Interesting Times". Os projetos candidatos deverão ainda ter em conta os seguintes ojetivos: a dinamização da internacionalização das artes e da cultura portuguesa através da cooperação com outros países; a valorização e promoção das artes plásticas, da fotografia e dos novos media, enquanto ato artístico, nas suas diversas manifestações; a valorização da pesquisa e experimentação artísticas como práticas inovadoras do desenvolvimento e do conhecimento; e a valorização da dimensão educativa e de sensibilização para a cultura.

A Representação Oficial Portuguesa na 58.ª Exposição Internacional de Arte - La Biennale di Venezia 2019 decorrerá no Palazzo  Giustinian  Lolin, próximo da Ponte dell'Accademia, Campo San Vidal, em Veneza, Itália.

Informações detalhadas sobre este programa de apoio, incluindo o aviso de abertura, encontram-se disponíveis no Balcão Artes, em https://www.dgartes.gov.pt/pt/apoio/1668.