Shock Lab – Práticas Criativas em Contextos Periféricos - candidaturas até 21 setembro

vários
Shock Lab – Práticas Criativas em Contextos Periféricos - candidaturas até 21 setembro
Oportunidade | Algarve

© João Galante / casaBranca

O Festival Verão Azul, propõe, entre 19 e 22 de outubro, a realização de um Laboratório que permita mapear e identificar as práticas artísticas de criadores que trabalham nas periferias, seja por se situarem em regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos, seja porque optam pelo desenvolvimento de projectos mais limítrofes dos grandes circuitos artísticos.
Durante 4 dias convidam artistas a colocar no seu corpo (efectivo ou simbólico) o significado do termo periferia. Propomos o pensamento sobre este conceito tomando por base a ideia de que o conceito de periferia é uma construção social dos grandes centros de poder que definem as hegemonias culturais e, como tal, modos de poder de uns sobre outros, tal como apontou Gramsci e, mais tarde, Chantal Mouffe desenvolveu.

Pretendem, com este Laboratório, gerar um espaço intermédio antes da próxima edição do festival em 2019, onde seja possível o intercâmbio de práticas e conhecimento à volta das artes, tomando como eixo de referência questões sobre as formas e motivações dos próprios artistas para fazer o que fazem.
Dividindo-se entre as cidades de Loulé e Faro (as actividades transitam entre os dois centros: nos dias 19 e 20 de outubro é acolhido por Loulé e nos dias 21 e 22 por Faro) o Laboratório abre-se também à exposição e participação pública em ambas as cidades com a apresentação no dia 20 de outubro de um Percurso Performático em vários locais de Loulé e a realização no dia 21 de outubro em Faro no Teatro das Figuras de uma Instalação Performativa Participativa intitulada “Long Table”, dispositivo criado pela artista activista britânica Lois Weaver.

Foram convidados os artistas Mónica Calle (encenadora, actriz e directora da Casa Inconveniente), Gustavo Ciríaco (coreógrafo, perfomer) e Xana(artista visual e membro fundador do LAC – Laboratório de Actividades Criativas). O seu papel será o de, a partir das suas próprias práticas artísticas, mediarem o Laboratório e poderem questionar as urgências, dinâmicas e desejos de todos os participantes.
A dinâmica do Laboratório assentará no conceito de colectivo polifónico. Propomos, por isso, uma versão de trabalho que permita expor as individualidades mas também gerar ligações entre todos os que participam, tentando responder às questões: de que forma este tema nos toca e como transforma a nossa maneira de criar e participar na sociedade? De que forma a minha maneira de me relacionar com o contexto proporciona uma consciência diferencial na criação?

A convocatória está aberta à participação de artistas de diferentes áreas: dança, teatro, performance, música, cinema, artes visuais.
Cada participante tem que propor um projecto subordinado ao tema do Laboratório, com o qual expõe as suas práticas de criação e pensamento e sobre o qual trabalhará dentro do Laboratório.

Ficha de inscrição

Data limite de candidatura: 21 de setembro
Comunicação de resultados: 28 de setembro

/
Mais informações:
Associação Cultural casaBranca
http://www.festivalveraoazul.com/verao-azul-2018/laboratorio-sobre-practicas-artisticas-em-contextos-perifericos/