VIII Encontro Internacional Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano | 17 novembro - Gulbenkian

vários
VIII Encontro Internacional Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano | 17 novembro - Gulbenkian
Encontro - Arte para a Infância

Projeto Germinarte

O VIII Encontro Internacional Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano é uma iniciativa integrada no âmbito do Projeto GermInArte - Transformação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância.
O Projeto GermInArte tem como objetivos a conceção de modalidades de formação de carácter musical e artístico e a qualificação de recursos humanos e profissionais para a primeira infância. Apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, este projeto é uma parceria da Companhia de Música Teatral e do Laboratório de Música e Comunicação na Infância.
Num contexto alargado de reflexão sobre o papel da Ciência e da Arte na sociedade atual, o VIII EIAIDSH promove uma reflexão em torno da necessidade de espaços transversais de formação no domínio da arte para a infância que sejam efetivamente capazes de inscrever as práticas artísticas desde a primeira infância. Comunicações de oradores prestigiados como Colwyn Trevarthen, Hisako Watanabe e Cynthia Taggart serão fonte de inspiração, ajudando a compreender a necessidade de efetuar investimentos de qualidade na formação dos profissionais que lidam com a primeira infância, faixa etária esta em que a expressão musical oferece grandes potencialidades comunicacionais. Luís Portela, autor da obra “Da Ciência ao Amor”, fará uma intervenção com este mesmo título, sintetizando e contextualizando o espírito da iniciativa. Serão ainda dadas a conhecer algumas das ações realizadas no âmbito do Projeto GermInArte, algumas das quais documentadas no filme “Voar da ponta dos dedos” (realizado por Luís Margalhau), a estrear durante o encontro.
Neste Encontro será ainda dada a conhecer a nova “constelação artístico educativa” da Companhia de Música Teatral – “Orizuro” – que materializa conceções integradas de formação e criação artística para a infância desenvolvidas no âmbito do Projeto GermInArte.
Uma iniciativa da Companhia de Música Teatral em parceria com o LAMCI, Projeto Germinarte.

/
Local, data e horário de apresentação:
Fundação Calouste Gulbenkian
17 de novembro | 9h às 18h30
educa@musicateatral.com

/
Informação sobre bilheteira:
Inscrições gratuitas, aceites por ordem de chegada e limitadas ao número de lugares disponíveis
Ficha de Inscrição

/
Mias informações:
Folheto
Programa
Projeto GermInArte