LU.GAR.FALADO, formação para docentes, formadores, mediadores culturais e técnicos de serviços educativos dos museus e bibliotecas

vários
LU.GAR.FALADO, formação para docentes, formadores, mediadores culturais e técnicos de serviços educativos dos museus e bibliotecas
Formação | Alenquer

Cristina Taquelim

Esta acção de formação, organizada pela Memoria Imaterial e pelo Institulo de Estudos de Literatura e Tradição da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade Nova de Lisboa, é destinada a docentes, formadores, mediadores culturais, técnicos de serviços educativos dos museus e bibliotecas.
"Narração e narrativas. Sensibilização à tradição oral e sua relação com os novos caminhos e criadores da performance narrativa.
Introdução à narração oral através de contos tradicionais registados em Alenquer e que nos chegam por via oral e de novas narrativas veículadas a partir da criação literária. Sensibilização à diversidade das expressões orais. Provérbios, ditos, lenga-lengas, rimances, cegadas..."
A ação será realizada em colaboração estreita com o encarregado pedagógico do agrupamento de escolas local e está Integrada na programação de LU.GAR – cruzamentos disciplinares

Um lugar é um espaço construído por múltiplas narrativas. Acreditamos que as paisagens urbanas estão cheias de nomes dados pelos habitantes. Constituem um mundo nominado, um mundo de lugares, humanizado por vivências e acontecimentos com traços ritualizados.
LU.GAR propõe mapear territórios culturais em contextos urbanos. Sobre esse mapa queremos inscrever novas narrativas que reinterpretem as memórias do lugar e criem novas vivências utilizando discursos e percursos artísticos. Enquanto projeto experimental, exemplificativo e replicável escolhemos a malha urbana de Alenquer para iniciar este programa com atividades de formação e criação que estimulam a participação e qualificação da comunidade e do público, contribuindo para corrigir assimetrias de acesso à produção e fruição cultural.
As disciplinas artísticas envolvidas cruzam-se criando eventos envolventes e com vários níveis de leitura: teatro - formação e performances baseadas na narração oral; artes visuais - formação e instalações ao ar livre baseadas no reconhecimento do lugar pelo desenho e pintura; novos media: em instalações ao ar livre, numa galeria-museu e com a presença interativa na web.
LU.GAR pretende construir uma relação inclusiva com a comunidade. Várias ações são desenhadas com a colaboração ativa da população residente enquanto outras são implementadas em locais marcantes da memória coletiva, incentivando o diálogo e fruição públicos.
A utilização de múltiplas expressões e leituras artísticas criadas a partir das memórias e nos lugares da Vila, tem como objetivo (para além da inclusão social) valorizar e promover práticas de reflexão e relação entre disciplinas artísticas com os públicos, criadores, programadores e investigadores.

/
Ficha artística:
Direção artística: José Barbieri
Formadores/narradores: Cristina Taquelim, Miguel Horta
Cristina Taquelim
Licenciou-se em Psicologia Educacional e fez Pós-Graduação em Ciências Documentais. É Mediadora de Leitura e Técnica assessora da Administração Local na Biblioteca Municipal de Beja, onde é responsável, a par dos projetos continuados de mediação da leitura, pelos programas de Narração Oral na Biblioteca e pelo maior festival de narração oral de Portugal, o Palavras Andarilhas. Desenvolve desde 1995 atividade como narradora, trabalha com públicos de todas as idades e participa em inúmeros encontros de narração oral nacionais e internacionais. 
Miguel Horta
Desenvolve uma atividade intensa e é formador em estratégias de inclusão, mediação da leitura e criação artística em bibliotecas escolares, museus e prisões. Escritor, ilustrador, pintor e narrador. É presença constante em festivais literários, de narração oral em Portugal e no estrangeiro.

/
Ficha técnica:
Assistência de produção: Vera Refólio
Assistência técnica: Rafael Del Rio
Registo vídeo: Eva Ângelo

/
Local e data:
Biblioteca Municipal de Alenquer
16 de novembro | 10h às 12h30 - 14h às 16h30
96 150 21 05

/
Mais informação:
https://memoriamedia.net/lugar/index.php/lu-gar-falado