Inscrições Abertas para Laboratório de Escrita "Professar", dirigido a educadores e professores

vários
Inscrições Abertas para Laboratório de Escrita "Professar", dirigido a educadores e professores
Oportunidade | Laboratório de Escrita

Helena Gonçalves

"Professar" é um projeto que aborda o exercício do direito de reconhecer publicamente alguma coisa, fazer uso público da palavra, praticar, seguir, dedicar e, também, sobre aprender e ensinar. Esta é uma nova criação da artista associada ao Teatro Meia Volta, Sara Duarte e de Lígia Soares. O projeto pretende convidar um grupo de profissionais ligados à educação e à pedagogia (professores/as, educadores/as, etc) para, partindo das suas experiências pessoais e da reflexão sobre estas, elaborar um percurso criativo e artístico: da escrita à criação de um espetáculo.
Este Laboratório de Escrita visa a produção de um texto para ser encenado e apresentado no Teatro São Luiz em janeiro de 2020. O Laboratório irá promover a escrita para teatro como forma de ensaio social criando palavras que devem ser ditas e particularizadas a partir de perspetivas diferentes e aplicadas a formas dramatúrgicas. Para a criação de conteúdos serão utilizados exercícios de improvisação, como conversas orientadas a partir de situações específicas, que serão gravadas e posteriormente observadas para reconhecer o seu potencial dramático. Será feito, ainda, o cruzamento entre aspetos autobiográficos dos participantes e aspetos históricos e sociais, numa abordagem ligada à micro-história. Estes exercícios pretendem ensaiar os opostos e a exposição de ideias como motor para a escrita dramática e irão, numa segunda fase, ser postos ao serviço de diferentes modos narrativos e disposições cénicas.

/
Ficha artística e técnica:
De: Sara Duarte e Lígia Soares
Convidados: Francisco Luís Parreira e Miguel Castro Caldas
Coprodução: teatro meia volta e depois à esquerda quando eu disser e São Luiz Teatro Municipal
Lotação reduzida

/
Horários:
Sempre aos Sábados, das 10h às 13h
2, 16 e 30 março | 13 e 27 abril | 11 e 25 maio | 8 e 29 junho | 6 julho | 7 setembro
Gratuito mediante inscrição (existirá seleção posterior de participantes através de entrevista ou de outra metodologia semelhante)
Inscrições a partir de dezembro 2018 para: maisnovos@teatrosaoluiz.pt

/
Local:
São Luiz Teatro Municipal
Rua António Maria Cardoso, 38 - 1200-027 Lisboa
maisnovos@teatrosaoluiz.pt

/
Mais informações:
https://www.facebook.com/teatromeiavolta/​
https://www.teatrosaoluiz.pt/espetaculo/professar/