EUYO selecionou 22 músicos portugueses para a temporada 2019

música
EUYO selecionou 22 músicos portugueses para a temporada 2019
Internacional | Música

© EUYO

A participação portuguesa na Orquestra de Jovens da União Europeia (EUYO) revelou-se, uma vez mais, um sucesso incontestável, com um excelente resultado - o melhor de sempre - nas últimas audições. Foram apurados 22 músicos portugueses para a temporada 2019 (12 como membros efetivos e 10 como reservas).

Como membros efetivos, foram selecionados:

Lia Rafaela de Marcos e Melo (viola)
António Fonseca (contrabaixo)
João Vargas (contrabaixo)
Lia Yeranosyan (violino)
Mariana Lopes (violino)
Miguel Erlich (viola)
Pedro Marques (viola)
Pedro Ribeiro (trompa)
Sara Ferreira (violino)
Inês Pais    (violino)
Francisco     Lourenço (viola)
Maria Nabeiro (violoncelo)

Portugal faz parte da EUYO desde 1986, sendo a Direção-Geral das Artes (DGARTES) a entidade responsável pela organização anual das audições no nosso país. Para esta temporada, inscreveram-se e prestaram provas nas audições prévias 380 jovens músicos, dos quais 30 foram apurados para a audição final, realizada em novembro de 2018, no Conservatório de Música do Porto. Integraram o júri das audições finais o Maestro Peter Stark (em representação da Orquestra), o violinista António Figueiredo e Dulce Brito (em representação da DGARTES).

Dirigida pelos maestros Vasily Petrenko e Bernard Haitink, a EUYO reúne os mais talentosos jovens instrumentistas de cada um dos 28 países da União Europeia, contando atualmente com 120 músicos. Fundada há mais de 30 anos, a Orquestra oferece, aos seus jovens instrumentistas, a oportunidade de trabalhar com professores de instrumento especializados, bem como a oportunidade de tocar em todo o mundo com maestros e solistas de renome. Os cursos encontram-se organizados num período de duas semanas de ensaios gerais e de naipes, com professores de orquestras e conservatórios da Europa, seguindo-se uma digressão de cerca de 10 concertos, que ocorre, geralmente, em agosto. Paralelamente à preparação para a digressão, o período de ensaios é preenchido com sessões de música de câmara, com atividades desportivas e outras atividades recreativas, permitindo aos jovens músicos tirar o melhor partido do trabalho a desenvolver, num ambiente multidisciplinar e multicultural. Os membros da orquestra poderão ainda integrar outras digressões durante a Páscoa de 2019.

Este ano, o calendário prevê uma digressão de Primavera, dirigida pelo maestro Vasily Petrenko, entre 24 de março e 25 de abril, e uma digressão de Verão, também dirigida pelo maestro Vasily Petrenko e por Stéphane Denève (diretor musical da Brussels Philharmonic), entre 8 de julho e 19 de agosto. Estas digressões incluem atividades e concertos em Itália (Ferrara, Milão, Udine, Bolzano), Omã (Muscat), Áustria (Grafenegg, Viena), Alemanha (Saarbrücken, Berlim), Holanda (Amesterdão) e Luxemburgo.

A participação portuguesa é apoiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e pelo Instituto Camões/ Ministério dos Negócios Estrangeiros.

/
Mais informações:
www.euyo.eu
www.facebook.com/TheEUYO/
www.instagram.com/euyorch/
www.facebook.com/DGArtes/

Data de publicação: 15-02-2019 (atualizada em 18-02-2019)