Conferência "Problematizar a realidade - encontros entre arte, cinema e filosofia"

artes plásticas
Conferência "Problematizar a realidade - encontros entre arte, cinema e filosofia"
Conferência | Arte, Cinema e Filosofia

Albert Serra, “El Senyor ha fet en mi meravelles, 2011” / © Andergraun Films

A Maumaus promove a Conferência "Problematizar a realidade - encontros entre arte, cinema e filosofia / Programa 5", hoje, no Auditório do Goethe-Institut, Lisboa. A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.

/
Sinopse:
(Pela Maumaus)
As obras de arte, nomeadamente aquelas que trabalham a partir de material documental, podem oferecer um apelo particularmente desafiante para refletir sobre a realidade. Enquanto a ligação indexante à realidade que abordam garante ao som e à imagem uma credibilidade específica, a postura do artista, a sua escolha estética, temática e política, bem como a posição autorreflexiva, podem gerar uma avaliação crítica sobre a constituição dessa realidade. É neste ponto que a arte encontra a filosofia. A reflexão sobre a relação entre o mundo factual e a sua apropriação subjetiva, questionando as reivindicações hegemónicas de objectividade e autoridade e problematizando as contradições inerentes à sociedade, são, por imanência, questões filosóficas. "Problematizar a realidade - encontros entre arte, cinema e filosofia" é um conjunto de programas que decorre de uma parceria entre IFILNOVA (CineLab) / FCSH / UNL, Goethe-Institut Portugal e Maumaus / Lumiar Cité e em colaboração com Apordoc / Doc’s Kingdom. Estes encontros internacionais entre artistas e investigadores focam-se no momento em que a arte, o cinema e a filosofia se entrelaçam num diálogo produtivo.

O quinto programa decorre no Auditório do Goethe-Institut, numa discussão entre o cineasta Albert Serra e o filósofo Alexander García Düttmann, acompanhada pela projeção de El Senyor ha fet en mi meravelles (The Lord Worked Wonders in Me, 2011) da autoria do cineasta catalão. Comissariada pelo Centre de Cultura Contemporània de Barcelona (CCCB) para a exposição "Totes les cartes. Correspondències fílmiques" (The complete letters. Filmed Correspondence, 2011-2012), resultado de trocas de cartas filmadas entre seis pares de cineastas de diferentes partes do mundo, a obra El Senyor ha fet en mi meravelles traduz uma possível correspondência entre Albert Serra (Banyoles) e Lisandro Alonso (Buenos Aires). Estreada no Festival de Cinema de Locarno (2011), El Senyor ha fet en mi meravelles marca o regresso de Albert Serra ao universo da sua segunda longa-metragem, Honor de Cavelleria (Honra de Cavalaria, 2006), com os seus protagonistas e colaboradores habituais a viajarem para La Mancha ao encontro dos contextos reais da vida de Dom Quixote, construindo, assim, uma obra reflexiva sobre o cinema e os seus processos criativos a partir da singular perspetiva formal do cineasta.  

Debate: Albert Serra, Alexander García Düttmann

/
Locais, datas e horários:
21 de fevereiro de 2019, às 18h30
Goethe-Institut Portugal (Auditório)
Campo dos Mártires da Pátria 37
1169-016 Lisboa

/
Contactos:
Maumaus
Campo dos Mártires da Pátria, 100 - 1.º Esq.
1150-227 Lisboa
T. (+351) 213 521 155
E. maumaus@maumaus.org

/
Mais informações:
www.maumaus.org