"Problematizar a realidade – encontros entre arte, cinema e filosofia"

vários
"Problematizar a realidade – encontros entre arte, cinema e filosofia"
Encontros | Lisboa

Jean-Gabriel Périot, "Une jeunesse allemande", 2015. © Local Films. Still de filme.

"Problematizar a realidade – encontros entre arte, cinema e filosofia", no dia 28 de fevereiro, no Goethe-Institut, com o apoio da DGARTES 

Resultado de uma parceria entre a IFILNOVA (CineLab) / Universidade Nova de Lisboa, o Goethe-Institut Portugal e a Maumaus / Lumiar Cité (em colaboração com Apordoc / Doc's Kingdom), o próximo encontro "Problematizar a realidade – encontros entre arte, cinema e filosofia", entre o filósofo Alain Brossat e o cineasta Jean-Gabriel Périot, decorrerá no dia 28 de fevereiro, no Goethe-Institut (Auditório), com o apoio da República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes, da Câmara Municipal de Lisboa e da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia. A entrada livre, sujeita à lotação da sala.

/
Programa 6

"Une jeunesse allemande"
(2015, 93 Min.) de Jean-Gabriel Périot

Discussão: Alain Brossat, Jean-Gabriel Périot
Duração da sessão: 150 minutos

As obras de arte, nomeadamente aquelas que trabalham a partir de material documental, podem oferecer um apelo particularmente desafiante para refletir sobre a realidade. Enquanto a ligação indexante à realidade que abordam garante ao som e à imagem uma credibilidade específica, a postura do artista, a sua escolha estética, temática e política, bem como a posição autorreflexiva, podem gerar uma avaliação crítica sobre a constituição dessa realidade. É neste ponto que a arte encontra a filosofia. A reflexão sobre a relação entre o mundo factual e a sua apropriação subjetiva, questionando as reivindicações hegemónicas de objetividade e autoridade e problematizando as contradições inerentes à sociedade, são, por imanência, questões filosóficas. Problematizar a realidade: encontros entre arte, cinema e filosofia é um conjunto de programas que decorre em vários espaços culturais da cidade de Lisboa, a partir de Junho de 2018, numa parceria entre IFILNOVA (CineLab) / FCSH / UNL, Goethe-Institut Portugal e Maumaus / Lumiar Cité e em colaboração com Apordoc / Doc’s Kingdom. Estes encontros internacionais entre artistas e investigadores focam-se no momento em que a arte, o cinema e a filosofia se entrelaçam num diálogo produtivo. O sexto programa decorre no Auditório do Goethe-Institut, com o encontro entre o filósofo Alain Brossat e o cineasta Jean-Gabriel Périot.

/
Locais, datas e horários:
28 de fevereiro de 2019, às 18h30 
Goethe-Institut, Auditório 
Campo dos Mártires da Pátria 37
1169-016 Lisboa 

/
Público:
Classificação etária: M/16 

/
Mais informações:
www.problematisingreality.com/Programas/Programa%206/Programa%206.html

/
Imagem:
Jean-Gabriel Périot, "Une jeunesse allemande", 2015. © Local Films. Still de filme.