Intertextualities - Concertos do Performa Ensemble em Itália e Grécia

música
Intertextualities - Concertos do Performa Ensemble em Itália e Grécia
Internacional | Música

Helena Marinho

Em digressão pela Itália e Grécia, o Performa Ensemble revisita vários dos projetos que concebeu e desenvolveu nos últimos anos, incidindo sobre repertórios que expressam a temática do cruzamento de músicas, géneros e estilos, ou seja, a intertextualidade nos vários formatos que este conceito pode assumir em criação musical. O termo, importado dos estudos literários, relaciona-se, em música, com a reflexão criativa que compositores têm feito sobre as obras de outros compositores, sobre outras músicas e culturas, ou sobre realidades ou conceitos extramusicais.

É precisamente esta intertextualidade no repertório português contemporâneo que o Performa Ensemble tenciona revisitar, levando para um contexto de apresentação internacional algumas das obras emblemáticas que foram criadas para o Ensemble, e também outras obras do património contemporâneo português representativas desse conceito.

Os concertos serão apresentados pelo Performa Ensemble, formado por Jorge Salgado Correia (flauta) e Helena Marinho (piano), e precedidos por palestras apresentadas pela compositora Sara Carvalho. Os compositores incluídos no programa abrangem várias gerações de criadores portugueses: Amílcar Vasques Dias (1945), Fernando Lapa (1950), Isabel Soveral (1961), Eurico Carrapatoso (1962), Sara Carvalho (1970), Rui Penha (1981), Túlio Augusto (1983), Jónatas Pereira (1996). Os concertos terão lugar dia a 25 de março, no Auditório do Conservatório Estatal de Música "Tito Schipa" de Lecce, Ceglie Messapica (Itália), dia 27 no Auditório Panorama, Tessalónica (Grécia), dia 29 no Auditório do Conservatório Municipal de Kavala (Grécia) e dia 30 no Auditório do Conservatório Municipal de Florina (Grécia).

Este projeto, para além do apoio da DGArtes, contou também com o apoio da Universidade de Aveiro e do INET-MD (co-financiado pela União Europeia, através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, na sua componente FEDER, e por fundos nacionais, através da FCT).

/
Ficha artística:
Jorge Salgado Correia: flautas de bisel
Helena Marinho: piano
Sara Carvalho: palestrante

/
Direção artística:
Jorge Salgado Correia e Helena Marinho

/
Locais, datas e horários de apresentação:
Auditório do Conservatório Estatal de Música "Tito Schipa" de Lecce, Ceglie Messapica (Itália) : 25 março 2019
Auditório Panorama, Tessalónica (Grécia): 27 março 2019
Auditório do Conservatório Municipal de Kavala, Kavala (Grécia): 29 março 2019
Auditório do Conservatório Municipal de Florina, Florina (Grécia): 30 março 2019

/
Informação sobre bilheteira:
Entrada livre
Maiores de 6 anos

/
Contactos:
Associação Portuguesa de Flautas - jcorreia@ua.pt