Lançamento do Programa Cultura - EEA Grants 2014-2021

EEA Grants
Lançamento do Programa Cultura - EEA Grants 2014-2021
Oportunidade | Financiamento

No dia 23 de abril será apresentado publicamente o Programa Cultura, financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu - EEA Grants 2014-2021. A sessão de apresentação irá decorrer às 12h00, nas futuras instalações do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática, em Lisboa. Com um financiamento de 9 milhões de euros, o Programa Cultura visa apoiar projetos que promovam o desenvolvimento social e económico através da cooperação, do empreendedorismo e da gestão cultural em Portugal. 

Gerido pela Direção-Geral do Património Cultural (Operador de Programa), em parceria com a Direção-Geral das Artes (Entidade Parceira), o Programa Cultura prevê o apoio à reabilitação e requalificação de património móvel, imóvel e imaterial das zonas costeiras, projetos de salvaguarda de património subaquático e um projeto de digitalização e divulgação de obras fílmicas ligadas à temática do mar (no eixo do Património Cultural) e ainda projetos de programação artística em territórios de baixa densidade de Portugal continental e das regiões autónomas, abrangendo as áreas das artes visuais, artes performativas e de cruzamento disciplinar, cinema e literatura (no eixo das Artes).

/
Os EEA Grants
Através do Acordo do Espaço Económico Europeu (EEE), assinado na cidade do Porto em maio de 1992, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega, são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia. Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do Espaço Económico Europeu estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants, através do qual a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam financeiramente os Estados membros da União Europeia com maiores desvios da média europeia do PIB per capita, onde se inclui Portugal.

/
Objetivos dos EEA Grants
Os dois grandes objetivos dos EEA Grants são:
Reduzir as disparidades económicas e sociais no Espaço Económico Europeu
Reforçar as relações bilaterais entre os países beneficiários e os países doadores.
 

/
Mais informações:
www.eeagrants.gov.pt/pt/
www.facebook.com/EEAGrantsPortugal/
www.youtube.com/results?search_query=EEA+Grants+Portugal
 

 

 

 

[Data de publicação: 22-04-2019]