Representação Oficial Portuguesa na PQ19 - Quadrienal de Praga inaugurou no dia 6

teatro
Representação Oficial Portuguesa na PQ19 - Quadrienal de Praga inaugurou no dia 6
"Windows" de José Capela

Inauguração de "Windows" / © Embaixada de Portugal na República Checa

Windows, com curadoria de José Capela, inaugurou no dia 6 de junho, na 14.ª Quadrienal de Praga Performance Design and Space – a mais importante mostra internacional de cenografia e arquitetura teatral - que este ano decorre de 6 a 16 de junho, dedicada ao tema “Imaginação, Transformação, Memória”, sob direção-geral de Pavla Petrová.

Comissariada pela Direção-Geral das Artes, a representação oficial portuguesa integra a secção “Countries” da PQ, ocupando este ano, pela primeira vez, a área central do principal espaço expositivo, considerado o coração da Quadrienal de Praga desde que foi fundada, em 1967.

Windows inaugurou no dia 6 de junho, às 18h30, no Palácio Industrial Výstaviště, numa sessão que contou com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, e do artista e curador, José Capela.

Windows é uma instalação constituída por um conjunto de contentores espelhados com uma dupla função enquanto dispositivos: (1) eles são um pedaço de paisagem que reflete a paisagem em seu redor e (2) cada contentor tem uma forma que é deduzida dos mecanismos de visão e/ou representação usados nos cenários que, em miniatura, podem ser vistos no seu interior”.
(José Capela)

A representação oficial portuguesa conta ainda com o lançamento do Catálogo Windows (JC+JCD), uma edição de José Capela e José Carlos Duarte, no dia 10 de junho, às 19h00, no Studio Hrdinů do Veletržní Palác, seguindo-se a apresentação da performance As Metamorfoses de Ovidio, pela mala voadora.

/
Mais informações:

Windows
Site
Instagram

PQ19 - Quadrienal de Praga
www.pq.cz
www.facebook.com/praguequadrennial
www.youtube.com/user/PragueQuadrennial/
www.instagram.com/praguequadrennial/
https://twitter.com/PQ_2019

[Data de publicação: 31-05-2019, atualizada a 07-06-2019]