Workshop “O sentido dos Mestres” com Hajo Schüler no 36.º Festival de Almada - Inscrições abertas

teatro
Workshop “O sentido dos Mestres” com Hajo Schüler no 36.º Festival de Almada - Inscrições abertas
Formação | Teatro

O encenador, ator e pedagogo Hajo Schüler – diretor artístico do grupo alemão Familie Flöz, que apresenta o Espectáculo de Honra da 36.ª edição do Festival de Almada (Dr. Nest) – dirige a sexta edição de "O sentido dos Mestres", este ano dedicado à atuação com máscara. Com o apoio da Fundação Share, esta formação, destinada a profissionais de teatro, decorre entre os dias 8 e 12 de julho na Sala Pablo Neruda do Fórum Romeu Correia, entre as 14h00 e as 18h00, integrada na programação da 36.ª edição do Festival de Almada. As inscrições estão abertas.

"A máscara é um instrumento simples — e no entanto bastante complexo. As suas inconsistências constituem o paradoxo do próprio teatro. Este objeto leva-nos diretamente às origens do teatro e aos seus elementos mais básicos: ritmo, espaço, movimento. Ainda que se encontre praticamente ausente do panorama teatral contemporâneo, a máscara continua a ser a ferramenta mais elementar da transformação e da mimese. Conhecida nas culturas de todo o Mundo, é ainda hoje um veículo de contacto com o divino, o demoníaco, ou os seres arquétipos.

Para um criador teatral, a máscara é um convite a experimentar encontros elementares de transformação: revela muito mais do que esconde, e é capaz de tocar-nos naquilo que temos de mais íntimo, ao mesmo tempo que se projeta para o exterior, para o público. Para o ator, a máscara é uma ferramenta bastante preciosa, que o ajuda a descobrir o seu próprio valor, sem recurso ao ego.

Os tópicos desta formação serão sobretudo: tensão, respiração, ritmo, dinâmica, espaço, parceiro, postura e estatuto. Partindo de exercícios, em primeiro lugar é introduzida a máscara neutra. Com o seu poder e tamanho arcaico, a máscara neutra cria uma ideia vívida das regras e das possibilidades da máscara. Desafia-nos para a transformação real. Depois, com máscaras expressivas, começaremos a construir personagens e situações dramáticas simples. E é no decurso dos exercícios e das improvisações que serão abordadas algumas das técnicas e das narrativas da representação com máscara."

/
Programa:

8 de julho de 2019
Máscara e Corpo . (...no princípio era o ato...) . Máscara neutra

9 e 10 de julho de 2019
Modos de representação da máscara/caracterizações 
Respiração, focagem, tensão, jogos não verbais, figura, espaço

11 e 12 de julho de 2019
Fazer teatro com máscaras . Dramaturgia visual - história(s)
Máscaras/Figuras . Forma . Ensaios e seus desenvolvimentos

/
Inscrições:
A inscrição no curso faz-se mediante o envio de CV e carta de motivação em inglês para geral@ctalmada.pt. Tem um custo de 20€ (10€ para Assinantes do Festival). As sessões serão em inglês. 

/
Mais informações:
www.facebook.com/events/658179011294495/

 

 

 

 

 

[Data de publicaçõa: 12-06-2019]