Pavilhão de Portugal já recebeu mais de 7.200 visitantes na 58.ª Exposição Internacional de Arte - "La Biennale di Venezia"

artes plásticas
Pavilhão de Portugal já recebeu mais de 7.200 visitantes na 58.ª Exposição Internacional de Arte - "La Biennale di Venezia"
Internacional | Artes Plásticas

@ Nick Ash

A 58.ª Exposição Internacional de Arte – “La Biennale di Venezia” inaugurou ao público no passado mês de maio com o projeto "a seam, a surface, a hinge, or a knot", da artista Leonor Antunes, com curadoria de João Ribas.
Um mês após a sua inauguração, o Pavilhão de Portugal, que está instalado no Palazzo Giustinian Lolin, sede da Fundação Ugo e Olga Levi, já recebeu mais de 7.200 visitantes.

A artista Leonor Antunes criou um projeto especificamente para os pisos nobre e térreo do Palazzo Giustinian Loli. Envolvendo a história da arte, da arquitetura e do design, Leonor Antunes reflete sobre as funções dos objetos do quotidiano, contemplando o seu potencial para se materializarem como esculturas abstratas. Após a apresentação da artista na exposição central da 57ª Bienal de Veneza em 2017, a seam, a surface, a hinge, or a knot reflete a pesquisa de Antunes sobre o trabalho de figuras relevantes no contexto da arquitetura de Veneza, como Carlo Scarpa, Franco Albini e Franca Helg e, mais recentemente, Savina Masieri e Egle Trincanato.

Leonor Antunes mostra interesse em explorar o modo como as tradições artesanais de várias culturas se cruzam nesta história, ligando, por exemplo, o conceito japonês de “Shakkei”, que denota o uso de uma paisagem de fundo no projeto de um jardim, com o trabalho de Scarpa e formas de artesanato originárias de Itália, Japão e Portugal. Alguns elementos da exposição são fabricados na Falegnameria Augusto Capovilla, uma das carpintarias venezianas ainda ativas e que trabalharam diretamente com Scarpa.

Portugal salienta-se nesta Exposição Internacional não só através deste expressivo número de visitantes ao seu Pavilhão mas também pelas inúmeras noticias que tem saído na imprensa internacional dando especial destaque ao Projeto escolhido para representar o país.
Para além disto, a cidade de Veneza recebe ainda 89 participações nacionais, divididas entre os pavilhões históricos dos Giardini, do Arsenale e outros dispersos pela cidade.

A 58ª Exposição Internacional de Arte – "La Biennale di Venezia" estará patente ao público até ao dia 24 de novembro de 2019.

//
Mais informações:
Site do Projeto
Facebook
Instagram
https://www.labiennale.org/en/art/2019/national-participations/portugal