DGARTES assina protocolo de parceria com British Council e Acesso Cultura

vários
DGARTES assina protocolo de parceria com British Council e Acesso Cultura
Protocolo Parceria | Artes Performativas

Acesso Cultura

Foi assinado no dia 19 de junho um protocolo de parceria entre o British Council, a Direcção-Geral das Artes (DGARTES) e a Acesso Cultura. Trata-se de uma parceria para a disponibilização de acções de formação dirigidas a entidades artísticas e agentes culturais na área das artes performativas em Portugal. A formação terá como objecto a integração de pessoas com deficiência ou com incapacidade no acesso tanto à criação como à fruição das artes performativas em Portugal, tendo como modelo as boas práticas do Reino Unido, mas também portuguesas.
Este protocolo é o resultado de três visões que se conjugam e complementam. A iniciativa partiu do British Council, que propôs a implementação de um programa na área das artes e deficiência, onde Portugal seja o “país focal”. Uma das condições para se ser um “país focal” é a necessidade de se estabelecer uma parceria com uma organização especializada nas áreas a desenvolver (artes e deficiência), assim como a obrigatoriedade de ser incluído o serviço governamental na área da cultura de intervenção no domínio das artes.

Assim sendo, a DGARTES entra como parceiro governamental que tem por atribuições, entre outras, promover a igualdade de acesso às artes, assegurando a diversificação e descentralização da criação e da difusão da criação e produção artística, bem como incentivando o desenvolvimento de mecanismos que estimulem e facilitem o acesso dos diferentes públicos.

A Acesso Cultura associa-se, a convite do British Council, como organização especializada e com conhecimento privilegiado das companhias existentes a nível nacional que desenvolvem o seu trabalho nas áreas das minorias sociais e culturais e de artistas com deficiência.

Os três parceiros pretendem focar-se na capacitação das entidades relacionadas com as artes performativas, quer na inclusão de artistas com deficiência ou com incapacidade, quer na concepção de espectáculos que permitam ser acessíveis a pessoas com deficiência, através de acções de formação especializada dirigidas a artistas, diretores artísticos, programadores e aos técnicos do sector. 3. As acções de formação serão também dirigidas aos trabalhadores da DGARTES, enquanto avaliadores de projectos artísticos, permitindo-lhes assim uma maior sensibilização para as especificidades dos artistas e do público com necessidades específicas.

//
Contactos:
Acesso Cultura
https://www.facebook.com/AcessoCultura/

Britsish Council
https://www.facebook.com/BritishCouncilPortugal/
https://www.instagram.com/britishcouncileurope/

Direcção-Geral das Artes (DGARTES)
https://www.facebook.com/DGArtes/
https://www.instagram.com/dg.artes/
 

[Data de publicação: 21-06-2019]