Exposição "Fluvial", de Tito Mouraz inaugurou este mês em Helsínquia com o apoio da DGARTES

fotografia
Exposição "Fluvial", de Tito Mouraz inaugurou este mês em Helsínquia com o apoio da DGARTES
Internacional | Helsínquia

tito mouraz -  untitled from the series fluvial 2012

A exposição inaugurou dia 12 de junho e estará patente até dia 1 de setembro de 2019.

Sinopse:
Fluvial é uma meditação sobre as praias e aldeias do interior do norte e centro de Portugal.

Fotografados entre 2011 e 2018, essas cenas fluviais transmutam a geografia pessoal em uma atmosfera fictícia. Testemunhando a longa relação do autor com as praias e vilas ribeirinhas do norte e do centro de Portugal, elas não agem como uma pesquisa topográfica, mas sim igualando a erosão à visão. Assim como as correntes do rio moldaram os elementos naturais, a passagem do tempo parece ter libertado seu olhar da ironia, predispondo-o à forma e à analogia e à bondade em relação aos seus iguais.
Capturando famílias em momentos informais dentro da sociedade portuguesa, predominantemente emigrantes trabalhadores do norte da Europa para o verão, corpos, troncos de árvores e rochas do leito do rio são feitas para se assemelhar a pequenas esculturas (algumas das quais são antropomórficas). O corpo humano, aqui quase anfíbio, é freqüentemente reduzido a uma forma simples, à superfície submersa, seja adotando o leito como um instrumento óptico, seja moldando-o com luz.
Os corpos humanos e não-humanos emergem dos esquemas de chiaroscuro, como elementos de uma mise-en-scène ilusória, ou desfamiliarizados, reduzidos à mera forma, como se estivessem sob um feitiço.
Realista mas onírico, transmitindo um sentido pagão da natureza, criando o efeito atmosférico de um domingo infinito, lembra um sonho de verão - uma ode visual ao relaxamento humano.

Tito Mouraz ( nascido em 1977, Portugal) concluiu o curso de Artes Visuais e Fotografia na Escola Superior de Arte do Porto em 2010. Hoje vive e trabalha no Porto. Mouraz expõe regularmente em Portugal e no estrangeiro desde 2009. Algumas das suas exposições mais significativas foram realizadas na Módulo Gallery (Lisboa); Festival Internacional de Fotografia do Formato (UK); Galeria Blanca Berlin (Espanha); Museu de Arte de Tampere (Finlândia); Fotofestiwal Lodz (Polónia); Circulação Festival (s), Paris (França); Encontros da Imagem, Braga (Portugal); e Voies Off Gallery, Arles (França). Em Portugal é representado pela Módulo - Centro Difusor de Arte, em Lisboa.

A exposição faz parte do projeto internacional Transeurope , que promove a colaboração, visibilidade e mobilidade internacional de fotógrafos, especialistas da indústria e instituições em toda a Europa. O projeto tem funcionado de 2017 a 2019 e incluiu 14 workshops e exposições coletivas em toda a Europa. Em três eventos de portfólio em Helsinque, Atenas e Madri, 80 especialistas em fotografia e arte revisaram os portfólios de artistas fotográficos. 350 artistas de 29 países europeus e três artistas da América do Sul participaram do projeto.

O projeto é liderado pela Fundación Contemporánea (Espanha) com a Euromare (Grécia) e o Museu Finlandês da Fotografia como parceiros e é financiado pelo programa Europa Criativa. O site do projeto serve como uma plataforma aberta onde os fotógrafos exibem seus portfólios para profissionais da indústria e outros interessados ​​em arte fotográfica.

A exposição conta com o apoio da Direção-Geral das Artes no contexto do Programa de Apoio a Projetos no domínio da Internacionalização. 

//
Local, datas e horários:
Museu de Fotografia de Helsínquia | The Finnish Museum of Photography
Kaapelitehdas, Tallberginkatu 1 G, 00180 Helsinki
até dia 1 de setembro de 2019
Ter-dom 11h - 18h 
Qua 11h - 20h 
Seg fechado

//
Mais informações:
https://www.valokuvataiteenmuseo.fi/en/exhibitions/fluvial
https://www.facebook.com/valokuvamuseo
https://www.instagram.com/valokuvamuseo/
http://www.titomouraz.com/en/books/fluvial/
https://www.instagram.com/titomouraz/