Resultados finais do concurso de Apoio à Internacionalização das Artes 2019

apoio às artes
Resultados finais do concurso de Apoio à Internacionalização das Artes 2019
26 projetos portugueses apresentam-se em 22 países com apoio da DGARTES

Já são conhecidos os resultados finais do concurso para Apoio a Projetos no domínio da Internacionalização, destinado ao desenvolvimento e circulação internacional de obras e projetos, nas áreas das artes performativas (circo contemporâneo e artes de rua, dança, música e teatro); artes visuais (arquitetura, design, fotografia, artes plásticas e novos media) e cruzamento disciplinar. Das 49 candidaturas admitidas, são apoiadas 26, com um montante total de financiamento de 260.000 €.

Quanto à distribuição dos projetos apoiados por áreas artísticas, são apoiados 9 no teatro, 5 na dança, 4 na música, 4 nas artes plásticas, 3 em cruzamento disciplinar e 1 no circo contemporâneo e artes de rua. Os projetos envolvem atividades como espetáculos, exposições, concertos, performances, instalações e residências artísticas, assim como conferências, workshops e ensaios abertos, enquanto iniciativas complementares. A realização destes projetos e obras irá decorrer em 22 países - Alemanha, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Canadá, Chile, Congo, Coreia do Sul, Reino Unido, Espanha, EUA, França, Grécia, Guiné-Bissau, Moçambique, República Checa, Sérvia, Suécia, Tunísia, Turquia, Ucrânia, Uruguai -, sendo que alguns dos projetos circularão entre diversos países e outros serão apresentados em várias cidades de um único país. Os projetos serão implementados entre 1 de setembro de 2019 e 31 de agosto de 2020.

Identificada como uma área estratégica da atual política cultural, a internacionalização das artes e da cultura portuguesa pode incluir, no contexto dos vários programas de apoios promovidos pela DGARTES, subdomínios de atividade como o desenvolvimento e circulação internacional de obras e projetos, ações de intercâmbio e acolhimento de promotores em contexto específico, a tradução e edição de obras nacionais para línguas estrangeiras e, ainda, a integração em redes internacionais.

/
Projetos apoiados
Lista de entidades apoiadas e montantes financeiros a atribuir

/
Mapa [distribuição dos projetos apoiados por país e área artística]

mapa_resultadosconcursointernacionalizaca2019.jpg