Apresentação do programa do 5.º Mexe - Encontro Internacional de Arte e Comunidade, decorreu ontem no Lavadouro das Fontaínhas, Porto

cruzamento disciplinar
Apresentação do programa do 5.º Mexe - Encontro Internacional de Arte e Comunidade, decorreu ontem no Lavadouro das Fontaínhas, Porto
Festival | Porto

"Inclusivo e aberto a todos", o Festival MEXE, que decorre entre 16 e 22 de setembro, conta com a colaboração de 34 parceiros, convocando mais de 400 pessoas, de 27 grupos de 6 países (Portugal, Brasil, Uganda, Tanzânia, Espanha e Itália) para 70 ações em 22 espaços transversais a toda a cidade; muitos deles fora do habitual circuito artístico.

O MEXE tem vindo a afirmar-se ao longo das suas quatro edições (2011, 2013, 2015 e 2017) como um dos espaços, nacionais e internacionais, incontornáveis de cruzamento e aprofundamento no contexto das práticas artísticas comunitárias. Organiza-se em quatro pilares: Apresentação - espetáculos de música e teatro, performances e instalações; Pensamento - Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias - EIRPAC; Formação - Oficinas; Documentação - Mostra de Documentários.

"A 5ª edição do Mexe propõe um encontro com as diversas formas de produzir “o comum” no agora. Em tempos de desfoque do essencial, de realidades fabricadas e crises múltiplas, a confusão instala-se de forma estratégica e a ela associa-se o medo que domina os nossos quotidianos. O convite para MEXER em “comum”, durante uma semana, convoca-nos a questionar as lógicas de vida rígidas normativas que nos são apresentadas como caminhos únicos para os impasses que vivemos enquanto coletivo humano. O nosso foco é “o comum”, a forma de o construir numa lógica participada gerando alternativas, por agora aparentemente “impossíveis”, mas que se tornam possíveis perante a respiração e o decidir dissipar a confusão. Seduz-nos a diversidade, o confronto construtivo, as relações horizontais e responsáveis como estímulo à evolução humana e à democracia que se configura hoje muito frágil" (Hugo Cruz, diretor artístico)

Destaque para a estreia de "Enxoval, um bordado a muitas mãos", uma criação coletiva com direção artística de Inês Lapa e Maria João Mota, a abrir o festival, no dia 16 de setembro, no Jardim de São Lázaro.

/
Mais informações:
www.mexe.org.pt
www.facebook.com/encontro.mexe
www.instagram.com/encontro.mexe/
www.youtube.com/channel/UCSnkSbXvHVZjgLki2IFNXJQ

[Data de publicação: 16-07-2019]