Seminário Intensivo “O Corpo Dramático”, com Ricardo Gaete

teatro
Seminário Intensivo “O Corpo Dramático”, com Ricardo Gaete
Formação | Setúbal

© Kathy Ramos

O Teatro Estúdio Fontenova promove o Seminário Intensivo “O Corpo Dramático”, com Ricardo Gaete, de 21 a 24 de agosto, na Escola Secundária Sebastião da Gama, na Rua da Escola Técnica, em Setúbal. As inscrições estão abertas até 16 de agosto.

“O Corpo Dramático” pertence ao circuito nacional e internacional que a companhia chilena EscenaFísica realiza em festivais nacionais e internacionais. Este seminário, organizado pelo Teatro Estúdio Fontenova, integra a edição deste ano do Festival Internacional de Teatro de Setúbal, que decorre de 22 de agosto a 1 de setembro.

Ricardo Gaete, diretor da EscenaFísica, pretende, através desta ação de formação, transmitir o conhecimento que obteve durante os 8 anos de estudo (de Mimodrama e Teatro Corporal), com professores de referência nestas áreas, como Marcel Marceau, Angel Elizondo, Corinne Soum, Steven Wasson e Yves Lebreton.

“Através dos módulos, o workshop permitirá que os participantes experimentem e adquiram as bases que o mundo em cena gera com uma gramática corporal cuja herança justifica o corpo do ator em palco”. (Ricardo Gaete)

/
Módulos:

Módulo I: A presença corporal-enérgica: Estudo de verbos “Ser”, e “Estar” pelos elementos do corpo de energia de Yves Lebreton, possibilidades geométricas e presença corporal no espaço do palco.

Módulo II: O corpo como uma questão de criação: Estudo do verbo “Fazer” das bioações cénicas juntamente com trabalho e controlo de peso, contrapesos, tónus muscular e sequências de ações e microacções.

Módulo III: O Corpo, a sua Gramática e Poética: Estudo da articulação de ações e microações como bases de uma dramaturgia para o ator. As suas tensões, distensões, esforços e dínamo-ritmos na construção de um quadro do corpo em ação.

Módulos IV & V: O corpo no palco: Estudo das categorias ou estados corporais de ação, desenvolvidos desde o início de Etienne Decroux: Desporto, sonho e estátuas móveis. Cada um representa o corpo, a sua presença e categorias de esforços, contrapesos e comportamento psicofísico no palco.

/
Ricardo Gaete | Nota biográfica:
Diretor, ator e mimo contemporâneo. Formado pela International School of Dramatic Corporeal Mime, em Londres, estudou com mestres de renome mundial em Mimodrama e Teatro Corporal, como Marcel Marceau, Angel Elizondo, Corinne Soum, Steven Wasson e Yves Lebreton. Desde 1997, desenvolve trabalho nas áreas do teatro, circo, televisão e cinema. Em 2009 faz a assistência de encenação a Mauricio Celedón na reinauguração do Malasangre para a celebração do Bicentenário do Chile, no Festival Stgo a Mil. Em 2011 funda, em Santiago, com o professor Ángel Elizondo, EscenaFísica, Corpo de Criação Cénica, bem como a primeira Escola Internacional de Mímica Contemporânea e Teatro Corporal na América Latina. Desenvolve o seu trabalho de docência e artístico entre o Chile e vários países como Argentina, Peru, Brasil, Porto Rico e Espanha, em Festivais e Encontros nacionais e internacionais. Em 2012, estreou “Islaterra”. Em 2013, encenou “NO +”, de Raúl Osorio, com estreia e apresentações em 2013 e 2014 no Teatro Nacional do Chile. Atualmente encena, interpreta e produz uma versão teatral de “La Metamorfosis” de Franz Kafka, apresentada no primeiro semestre de 2016. Desenvolve o método de ensino iniciado na sua escola e companhia, tendo raízes nas premissas físicas e ideológicas da escola do mestre francês Etienne Decroux.

/
Locais, datas e horários:
21 a 24 de agosto de 2019, das 10h00 às 14h00
Escola Secundária Sebastião da Gama
Rua da Escola Técnica
Setúbal

/
Inscrições:
T. +351 927 718 386 
E. teatroestudiofontenova@gmail.com
Valor:  entre 90 Euros e 120 Euros (dependente do número de participantes)

/
Público:
Classificação etária: maiores de 14 anos

/
Contactos: 
Teatro Estúdio Fontenova
Rua Doutor Sousa Gomes, 11 2900-188 Setúbal
T. +351 265 233 299 / +351 927 718 386 

/
Mais informações:
www.teatroestudiofontenova.com  
www.facebook.com/teatroestudiofontenova
www.facebook.com/FestivalTeatroSetubal/

_