Trigo Limpo Teatro ACERT participa na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceára

teatro
Trigo Limpo Teatro ACERT participa na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceára
Internacional | Brasil

O Trigo Limpo Teatro ACERT apresenta "20 Dizer – A palavra com Som, Cor, Corpo e Alma" na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceára, em Fortaleza, Brasil, de 21 a 25 de agosto.

De destacar que uma das estreias da Bienal é precisamente um espetáculo em que os artistas José Rui Martins e Luísa Vieira, do Trigo Limpo teatro ACERT, partilharão o palco num '20 Dizer de Cordel' com o Mestre Bule Bule, músico, escritor e poeta da Baía, considerado um dos mestres da cultura popular nordestina.

/
"20 Dizer – A palavra com Som, Cor, Corpo e Alma"
(Sinopse pelo Trigo Limpo Teatro ACERT)

José Rui Martins e Luísa Vieira partilham o palco num exercício de comunicação, explorando a musicalidade da palavra e a simplicidade de dar voz a seduções emotivas.

A leitura poética voando em múltiplas geografias com sonoridades que a embalam e impacientam. Na Bienal do Ceará, o espetáculo incidirá também na poética e musicalidade de autores brasileiros, componente que encantadoramente o mapeia na sua génese narrativa. Sem exotismos, com autenticidade emotiva, fazendo um tributo especial a Patativa do Assaré.

A interpretação poético-musical a renovar-se na inspiração da palavra. O poema adquirindo novas matizes, corpos e a humanidade em que respira. 

A palavra migrando em sonhos, sobressaltos, pavores e coragens. Insubmissa e irreverente.

A música em incessantes movimentos, adoçando e resistindo a sentires e sentidos por onde a palavra devaneia.

Palavras de sabor poético ditas e musicadas. Momentos íntimos e despretensiosos espalham recados de indignação ou carinho pelos segredos da vida e por uma felicidade de compartilhar desassossegos.

Poesia ambulante? Música à solta? Tão somente, palavras e sonoridades cruzadas por um duo que naturalmente teatraliza situações e sentimentos sinceramente expressos.

Os inúmeros espetáculos realizados em Portugal e em vários países não provam mais nada que não seja o prazer de fazer de cada palco um espaço de relação emotiva com audiências que saboreiam um duo com muita gente dentro. Teatros, bares, bibliotecas, escolas, hospitais e espaços não convencionais têm acolhido este espetáculo que se ajusta a audiências distintas, procurando estreitar distâncias entre o público e a declamação teatral musicada.

/
Direção artística, textos e declamação: José Rui Martins 
Arranjos, voz, flauta e m'bira: Luísa Vieira

/
Mais informações:

Trigo Limpo Teatro ACERT
www.facebook.com/pg/acert.pt
www.acert.pt

XIII Bienal Internacional do Livro do Ceára
https://twitter.com/bienaldolivroce
www.facebook.com/BienalDoLivroDoCeara

[Data de publicação: 22-08-2019]