Audições para a temporada de 2020 da OJUE acontecem em outubro no Porto e em novembro em Lisboa

música
Audições para a temporada de 2020 da OJUE acontecem em outubro no Porto e em novembro em Lisboa
Internacional | Música

As audições para a temporada de 2020 da Orquestra de Jovens da União Europeia (EUYO) decorrem em Lisboa e no Porto, entre 25 de outubro e 17 de novembro de 2019. As audições prévias estão marcadas para os dias 25, 26 e 27 de outubro de 2019, no Conservatório de Música do Porto e para os dias 1, 2 e 3 de novembro de 2019, na Metropolitana, Academia Nacional Superior de Orquestra, em Lisboa. Os horários já são conhecidos e podem ser consultados mais abaixo, nesta página, na secção 'calendário'. A audição final está prevista para o dia 17 de novembro de 2019, no Porto.

Portugal faz parte da EUYO desde 1986, sendo a Direção-Geral das Artes a entidade responsável pela organização anual das audições no nosso país.

Para a temporada de 2019 foram apurados 22 músicos portugueses, de um total de 380 (que prestaram provas nas audições prévias), tendo a participação portuguesa obtido o melhor resultado de sempre.

Dirigida pelos maestros Vasily Petrenko e Bernard Haitink, a EUYO reúne os mais talentosos jovens instrumentistas de cada um dos 28 países da União Europeia, contando atualmente com 120 músicos. Fundada há mais de 30 anos, a Orquestra oferece, aos seus jovens instrumentistas, a oportunidade de trabalhar com professores de instrumento especializados, bem como a oportunidade de tocar em todo o mundo com maestros e solistas de renome. Os cursos encontram-se organizados num período de duas semanas de ensaios gerais e de naipes, com professores de orquestras e conservatórios da Europa, seguindo-se uma digressão de cerca de 10 concertos, que ocorre, geralmente, em agosto. Paralelamente à preparação para a digressão, o período de ensaios é preenchido com sessões de música de câmara, com atividades desportivas e outras atividades recreativas, permitindo aos jovens músicos tirar o melhor partido do trabalho a desenvolver, num ambiente multidisciplinar e multicultural. 
 


DESTINATÁRIOS:

Instrumentistas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, percussão e harpa.
 


CALENDÁRIO [AUDIÇÕES PRÉVIAS]:

PORTO 

25, 26 e 27 de outubro de 2019
Conservatório de Música do Porto

25 de outubro de 2019:
09h00: Trompete
14h30: Viola
15h30: Clarinete
15h30: Tuba
16h00: Trompa
_
26 de outubro de 2019:
09h00: Contrabaixo
09h30: Violino 
15h00: Percussão
_
27 de outubro de 2019:
09h00: Harpa
09h30 Oboé
10h30 Fagote
11h30 Trombone 
14h30 Violoncelo
15h00 Flauta

LISBOA 

1, 2 e 3 de novembro de 2019 
Metropolitana, Academia Nacional Superior de Orquestra

1 de novembro de 2019
9h30 Trombone 
10h30 Trompa
11h30 Trompete 
14h30 Percussão
15h00 Flauta
16h00 Fagote
_
2 de novembro de 2019
9h30 Violino
11h30 Viola 
_
3 de novembro de 2019
09h30 Violoncelo
10h00 Contrabaixo 
10h30 Tuba
11h30 Clarinete 
12h30 Oboé
13h00 Harpa

[AUDIÇÃO FINAL]

17 de novembro de 2019
Conservatório de Música do Porto
Porto
 


REGULAMENTO:

As provas para a participação na Orquestra de Jovens da União Europeia realizam-se anualmente em cada um dos 28 estados membros da União Europeia.

1. Todos os candidatos devem ter entre 16 e 26 anos, em 31 de dezembro de 2019.

2. Os candidatos devem ser nacionais de um dos 28 países membros da União Europeia: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estónia, Eslováquia, Eslovénia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia e Suécia.

3. A decisão dos membros do júri da Orquestra de Jovens da União Europeia na escolha dos instrumentistas é irrevogável.

4. Todos os candidatos devem concorrer anualmente, mesmo aqueles que já tocaram na orquestra em anos anteriores. Os músicos que foram selecionados ou que ficaram na lista de Reserva e Escola de verão em 2018 e/ou 2019 têm que se inscrever também nas audições no período previsto para o efeito e podem prestar provas diretamente na audição final.

5. Os candidatos podem fazer audições em qualquer país da União Europeia, mesmo que não tenham a nacionalidade desse país. Para o efeito devem residir, estudar ou ter nascido no país em que pretendem realizar as audições.

6. A inscrição nas audições da Orquestra de Jovens da União Europeia é gratuita.

/
Regulamento no site da EUYO:
www.euyo.eu/apply/auditions/rules-and-regulations/
 


NOTAS TÉCNICAS:

Todos os candidatos devem executar uma peça de escolha livre e os excertos orquestrais obrigatórios para o respetivo instrumento (os excertos orquestrais estão disponíveis para descarregar em www.euyo.eu/apply/auditions/orchestral-excerpts/

Os percussionistas devem apenas preparar os excertos orquestrais.

É conveniente, apesar de não obrigatório, que os candidatos de instrumentos de sopro (madeiras) preparem excertos orquestrais para um instrumento auxiliar. Os clarinetistas devem apenas preparar excertos para um instrumento auxiliar. Não é necessário preparar uma obra de livre escolha para o instrumento auxiliar.

Os excertos orquestrais devem ser cuidadosamente preparados pelos candidatos e é aconselhável a audição integral da obra de que o excerto faz parte. Na interpretação do excerto deve ser dada particular atenção ao andamento, ritmo, dinâmica e afinação.

Todos os candidatos devem trazer os respetivos instrumentos, com exceção dos instrumentos de percussão e harpa, que serão disponibilizados pela Direção-Geral das Artes.

A Direção-Geral das Artes disponibiliza ainda um pianista para acompanhar as provas dos candidatos que não disponham de pianista acompanhador. O pianista acompanhador deve ser solicitado na ficha de inscrição.

IMPORTANTE:

Todos os candidatos devem comparecer no local das provas, pelo menos, meia hora antes do início das mesmas, uma vez que a hora estipulada para a prova pode ser ligeiramente antecipada. Será ainda disponibilizada uma sala comum para que os candidatos possam estudar antes de efetuar a prova.

Os candidatos devem tocar uma obra de livre escolha e os excertos obrigatórios. Os excertos a utilizar nas provas estão disponíveis em www.euyo.eu/apply/auditions/orchestral-excerpts/ 

Todos os músicos devem confirmar se possuem os excertos corretos e deste ano, já que alguns excertos de anos anteriores são mais longos.
 


CONDIÇÕES APÓS ADMISSÃO NA EUYO:

Os membros da Orquestra de Jovens da União Europeia têm direito a aulas, viagens e estada (alimentação e alojamento) gratuitas.

Os candidatos que forem admitidos terão a oportunidade de participar na digressão de verão da Orquestra que ocorre geralmente em agosto. Esta digressão é precedida de duas semanas de cursos e ensaios com reputados professores de orquestras e de conservatórios europeus.

Paralelamente à preparação para a digressão, o período de ensaios será igualmente preenchido com sessões de música de câmara, com atividades desportivas e outras atividades recreativas, que permitirão aos jovens músicos tirar o melhor partido do trabalho a desenvolver num ambiente multidisciplinar e multicultural. Os membros da orquestra poderão ainda integrar outras digressões da orquestra durante a Páscoa de 2020.
 


PERGUNTAS FREQUENTES:

O site da EUYO disponibiliza uma secção de perguntas frequentes:
www.euyo.eu/apply/auditions/frequently-asked-questions
 


CONTACTOS:

Dulce Brito | dbrito@dgartes.pt
Direção-Geral das Artes | Direção de Serviços de Apoio às Artes
Campo Grande 83 - 1º 1700-088 Lisboa
T. (+351) 211 507 010 | (+351) 210 102 542
www.facebook.com/DGArtes
www.instagram.com/dg.artes/

 


Agradecimentos:

M-PANTONE.jpg 

logoconservatoriomusicaporto.png


 

Data de publicação: 25-09-2019 (atualizada em 15-10-2019)