Ministério da Cultura promove adesão de Portugal ao Programa Iberescena

vários
Ministério da Cultura promove adesão de Portugal ao Programa Iberescena

"Orígenes, rumbo al sur", pela Asociación Cultural y Ambiental Teatro Itinerante del Sol, uma coprodução entre a Colômbia, México, Argentina e Brasil, no âmbito do Programa Iberescena. Fotografia em www.iberescena.org

O Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes, decidiu a adesão de Portugal ao Programa Iberescena, o que significa que as estruturas portuguesas se poderão candidatar já em 2020 ao Fundo de Ajudas para as Artes Cénicas Ibero-Americanas. 

Criado em novembro de 2006, na sequência da Cimeira Ibero-americana de Chefes de Estado e Governo celebrada em Montevidéu (Uruguai), este programa integra, atualmente, 14 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Perú e Uruguai.

A adesão de Portugal irá permitir a todas as estruturas artísticas portuguesas a apresentação, já em 2020, de candidaturas às linhas de apoio disponíveis através deste Fundo. Portugal reforça, assim, a cooperação ibero-americana já existente para a área da Cultura.

Os principais objetivos do Programa Iberescena são promover as atividades de artes cénicas com linguagens inovadoras e novas expressões que dialoguem com a cena contemporânea; fomentar a distribuição, circulação e promoção de espetáculos ibero-americanos; incentivar as coproduções de espetáculos entre produtores públicos e/ou privados da cena ibero-americana e promover a sua presença no espaço cénico internacional; promover a criação em artes cénicas de obras de autores ibero-americanos; apoiar os espaços cénicos e os festivais Ibero-americanos, priorizando na sua programação as produções regionais; favorecer o aperfeiçoamento profissional no setor de artes cénicas; promover a colaboração e sinergia com outros programas e instâncias relacionadas com as artes cénicas; promover a criação de projetos que incluam as temáticas de perspetiva de género, povos originários e afrodescendentes e/ou que favoreçam a coesão e inclusão social.

A representação portuguesa será assegurada pelo Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues.

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, responsável pela decisão da integração de Portugal neste Programa, expressa o seu reconhecimento pela importância desta plataforma de intercâmbio, a qual permitirá criar novas oportunidades de colaboração e apostar num significativo aumento da projeção da atividade cultural e artística portuguesa no contexto latino-americano.

O presidente do Conselho Intergovernamental do Programa, Marcelo Allasino (diretor executivo do Instituto Nacional de Teatro da Argentina), considera “que esta é uma grande conquista para a Iberescena, por ampliar as possibilidades de cooperação na Península Ibérica e reforçar a presença da língua portuguesa no programa, abrindo inúmeras possibilidades de desenvolvimento para as artes performativas latino-americanas".

 


Data de publicação: 18-10-2019