DGARTES organiza Encontro Internacional «Connecting Dots – Matchmaking Seminar», no dia 14 de novembro, em Lisboa

EEA Grants
DGARTES organiza Encontro Internacional «Connecting Dots – Matchmaking Seminar», no dia 14 de novembro, em Lisboa

A Direção-Geral das Artes organiza o Encontro Internacional de Pitching e Matchmaking, no dia 14 de novembro, no Auditório do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, para promover o desenvolvimento de parcerias entre municípios, entidades artísticas portuguesas e entidades artísticas da Islândia, do Liechtenstein e da Noruega, no âmbito do concurso «Connecting Dots – Mobilidade Artística e Desenvolvimento de Públicos».

O seminário conta com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, do Ministro da Cultura do Liechtenstein, Arno Oehri, do Embaixador da Noruega em Lisboa, Anders Erdal, da Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão, Susana Ramos, da Diretora-Geral da Direção-Geral do Património Cultural, Paula Silva, e do Diretor da Direção-Geral das Artes, Américo Rodrigues.

O concurso «Connecting Dots» foi lançado em setembro deste ano pela DGARTES, na qualidade de parceira do Programa Cultura, no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu/EEA Grants 2014-2021, sendo as candidaturas apresentadas em parceria obrigatória entre entidades artísticas portuguesas, municípios portugueses e entidades artísticas da Islândia, Liechtenstein e Noruega.

O encontro internacional visa assim promover a discussão de ideias, a partilha de experiências e conhecimentos e o desenvolvimento de objetivos comuns entre potenciais candidatos para o estabelecimento de parcerias e a cocriação de projetos.

Os participantes poderão fazer uma apresentação de 2 minutos, com o intuito de promover a sua entidade, e a sua ideia de projeto, e estabelecer contactos com possíveis parceiros para apresentação de propostas ao concurso.

As inscrições estão abertas até ao dia 12 de novembro, são gratuitas e estão sujeitas à lotação da sala. As entidades interessadas podem solicitar apoio financeiro para ajuda às deslocações.

A inscrição no seminário é obrigatoriamente feita através do formulário disponível no site dos EEA Grants Portugal, no qual poderá também ser indicada a candidatura ao apoio financeiro à deslocação.

PROGRAMA DO SEMINÁRIO

 


Sobre o concurso «Connecting Dots – Mobilidade Artística e Desenvolvimento de Públicos»:

O concurso «Connecting Dots» foi lançado, em setembro, pela Direção-Geral das Artes, na qualidade de parceira do Programa Cultura, no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu / EEA Grants 2014-2021.

O concurso irá financiar projetos de programação artística multidisciplinar que contribuam para o reforço da oferta artística, do acesso e da participação nas artes nos territórios de baixa densidade de Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores (R.A.A.) e da Madeira (R.A.M.).

Os projetos a candidatar poderão combinar atividades que incluam a criação de novas produções ou obras artísticas, a programação de produções ou obras preexistentes e ações específicas de desenvolvimento de públicos, envolvendo as comunidades locais e proporcionando a participação ativa na criação e fruição das artes.
 


Sobre o Programa Cultura:

O Programa Cultura insere-se no Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu/EEA Grants 2014-2021 e visa apoiar projetos que promovam o desenvolvimento social e económico, através da cooperação, do empreendedorismo e da gestão cultural, e o reforço das relações bilaterais entre Portugal e os Países Doadores dos EEA Grants – Islândia, Liechtenstein e Noruega.

As relações de cooperação cultural entre artistas e especialistas, organizações artísticas e instituições de Portugal e dos Países Doadores constituem uma característica essencial do Programa.
 


Mais informações:

Sobre o Seminário de Pitching e Matchmaking
Sobre o Concurso «Connecting Dots – Mobilidade Artística e Desenvolvimento de Públicos»
Sobre o Programa Cultura
 


Data de publicação: 18-10-2019
Última atualização: 08-11-2019