O QUE PODE A ESCUTA? - Laboratório com Mariana Lemos e Thiago França - 5, 6 e 7 novembro

cruzamento disciplinar
O QUE PODE A ESCUTA? - Laboratório com Mariana Lemos e Thiago França - 5, 6 e 7 novembro
Corpo/Dança/Movimento/Música/Improvisação

José de Holanda

O c.e.m - centro em movimento promove, na semana que abre o mês de novembro, um laboratório com a bailarina, professora e criadora Mariana Lemos e o músico e historiador Thiago Righi (BR).

Sinopse:
O QUE PODE A ESCUTA?
capítulo: corpo- respiração
práticas de improvisação/criação

"o chamado:
Venham amantes e fazedores da música, da dança, do encontro sem rótulos e com muita experimentação. Venham poetas, errantes, amantes antigos e amadores do desvio, da cultura de raiz afrobrasileira, das (re)invenções de sonoridades múltiplas do sax, da voz, do corpo-a-corpo. Venham criar potência, ampliar, transformar… Serão três tardes a atravessar via improvisação/criação, com base na jam livre leve e solta… lugares que tocam em corpo, som e movimento. Caminhos que nos contam sobre Respirar... Entre dançar, tocar, conversar, partilhar, convidamos a potência do encontro a acontecer com convites lançados pelo Thiago França, na companhia da Mariana Lemos.
O que pode a escuta é uma prática de pesquisa e criação de possíveis relações entre som e movimento, que toma a forma de encontros criados entre músicas e danças, bailarinxs, músicxs, poetas, criadores. Nesta semana que abre o mês de novembro, convidamos e recebemos Thiago França (Meta Meta, Charanga do França, etc…) que é, entre muitas outras coisas, saxofonista, arranjador, compositor... que abre e nutre caminhos singulares e coletivos desde o contexto musical brasileiro junto com outros artistas, vem criando há alguns anos, resistência, corpo/som por dentro do cenário duma certa música que sopra desde São Paulo sem fronteiras territoriais ou sonoras...
A plataforma de encontros O QUE PODE A ESCUTA é impulsionada pela bailarina, professora e criadora Mariana Lemos, seguindo a prática de pesquisa artística transdisciplinar do c.e.m - centro em movimento (Lisboa). A primeira parceria que deu início a este percurso, vem acontecendo desde o ano de 2018, com o músico e historiador Thiago Righi (BR). O corpo-guitarra, é fruto da pesquisa em aulas, laboratórios e composições que vêm sendo lançadas desde então.

Sinto na escuta de algumas músicas e nos corpos de alguns músicos, uma ressonância num lugar de encantamento. Às vezes, algumas matérias sonoras preenchem o espaço de tal forma, que se repararmos no desenho do gesto (dançado) que daí emerge…  a dança é pura magia, materialização do pó das estrelas. Como se ao tocar, ao dançar, fosse possível agarrar o momento, trazê-lo à olhos nus, ver o ar ganhar forma, volume, densidades. Ativar uma experiência de escuta que nos coloca logo dentro da dança, dentro da música. Tocar, ouvir, mexer, deixar-nos ser atravessados pela experiência de quem convida a si próprio a saborear o que não sabe. A melodia que vem chegando… as harmonias que abrem caminho… Que dança é essa que vai nascendo ao escutar ao mesmo tempo que escuta a música que vai nascendo ao dançar... É um fio muito delicado que nos sustenta nesta escuta, é muito atento, mas também pede distrações no caminho. Quanto mais focada e específica a pesquisa por esta escuta dançante, mais distraída e brincalhona pode ser. Vamos saltitando e cantarolando pelo caminho. Atrevimentos, deslizes, (des)afinações, inclinações, portais para um outro recomeço mais em frente… atrás... no espaço e nos tempos imaginados e vividos. Mais uma pausa... ou agora era uma suspensão? Advinhas que melodia vem chegando?"

/
Locais, datas e horários de apresentação:
c.e.m - centro em movimento, Lisboa
5, 6 e 7 de novembro
14h às 17h

/
Informação sobre bilheteira (preço dos bilhetes e horário de bilheteira, incluindo informações sobre eventuais descontos, faixa etária do público-alvo, entre outras informações):
Valor: 35€
Avulsa: 15€/sessão

/
Links para o trabalho do Thiago:
http://thiagofrancaoficial.blogspot.com/
https://jornalggn.com.br/musica/thiago-franca-e-o-anti-rotulo-que-abre-caminhos-no-cenario-musical/
https://www.publico.pt/2018/06/08/culturaipsilon/noticia/a-angustia-punkjazzcandomble-dos-meta-meta-1833601
https://www.youtube.com/watch?v=BCkebpeKITc

/
Contactos da entidade promotora:
c.e.m - centro em movimento - Rua dos Fanqueiros, 150, 1°andar – Baixa
21 887 17 63 / 91 970 83 36 

/
Mais informações:
http://www.c-e-m.org / cem@c-e-m.org
https://www.facebook.com/centroemmovimentolisboa/