Kontakte - Workshop de Criação Sonora para Dança e Movimento - inscrições abertas

música
Kontakte - Workshop de Criação Sonora para Dança e Movimento - inscrições abertas
Workshop | Música

Luís Fernandes

A PÉDExUMBO –  Associação para a Promoção de Música e Dança, organiza um workshop intensivo sobre quais os processos envolvidos no acto de improvisação e composição sonora e musical em tempo real para dança contemporânea, movimento/performance e contacto/improvisação. O objectivo visa facilitar o contacto com toda uma panóplia de dinâmicas e conceitos relativos ao universo da criação sonora para dança e movimento, independentemente da prática e ou experiência musical de cada um, e, promover a compreensão de como é que a experiência sensível do movimento se pode traduzir em sons, narrativas e ideais musicais.
A partir de exercícios, em solo, duo, trio, quarteto e ensembles, abordaremos temas ligados com esta arte de escutar o corpo e os sons, tais como; loop sonoro, pedal/drone, texturas, técnicas extensivas de interpretação musical, meditação activa, movimento-impulso, Psicologia do som, emoções, dinâmicas, ritmos, tempo, espaço, alagorítmos, acasos, aleatoriedades, intuição, escuta profunda, interecção espontãnea, sus-pensão-contenção, pergunta-resposta, retracção-expanção, contrapontos, entre outros processos inerentes à observação do movimento. No final do workshop, realizar-se-á uma apresentação ao público, através da criação de um Ensemble de música improvisada, experimental e electroacústica, para sonorizar ao vivo e em tempo real um filme mudo de dança.

Formador:
"O workshop é dirigido por LUIS FERNANDES, nasceu em Set./1976 em Etampes/Paris. Licenciado em Psicologia e especialização em Arte-Terapia, é na música, no cinema documental de autor e na video arte, que encontra a sua realização profissional e pessoal.
Em Setembro de 2016 ganha o prémio de “Melhor Montagem / Edição” com o seu Doc-umentário In the Moment no Festival Internacional FigueiraFilmArt, ganha uma “Menção Honrosa” com o vídeo de dança REBIRDS no Concurso Internacional de Vídeo de Dança em Bogotá (Out. 2015) e o prémio do público na exposição de vídeo de dança Body In Focus, Porto, Portugal (Abril 2015).
Em 2013 é premiado na categoria de “Melhor Realizador Português” na 5ª edição do Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias “InShadow”com o filme dança A’Mar e o segundo prémio de “Melhor Documentário 2013” no MUSICLIP – Festival Internacional de Música, Artes visuais e Vídeo de Barcelona com o documentário 48Hz Interferências Sonoras.
Com mais de 20 anos de percurso musical, é freelancer e já fez parte de projectos musicais, como; os Lupanar, os Bi-cho de 7 Cabeças, a Companhia de Música Experimental DOOLE(do outro lado do Espalho), Desdobrável (colectivo de música improvisada), a Orquestra de Percussão Tradicional Gigabombos, Cantos do Mar, Odedomindinho, etc. De momento colabora com a Lisbon SoundPainting Orchestra e é fundador do projecto Cine/concerto CACO. Desde 2001 que co-labora activamente em performances transdisciplinares e cria música para dança, seja de origem tradicional/folk do mundo ou contemporânea, destacando do passado o trabalho com a Companhia de Dança Amalgama, os projectos Uxucalhos (Baile Trad. que misturava a banda Chocalhos & No Mazurca Band), o Projecto “Éhora” com participação no Festival Temp d` Image e o Projecto Panda Pá. Mais recentemente, com o projecto “Compota” da coreógrafa Paula Pinto, a peça “Ruído Branco” de Clara Marchana, no projecto a solo de Maria Fonseca, intitulado DENTRO, com produção da Útero, na peça PRETA do actor e bailarino Giovanni Lourenço e em sessões e retiros de contacto improv-isação entre outras situações pontuais. É membro efectivo da Cooperativa Glocalmusic, onde se encontra de momento a realizar um filme documentário sobre Arte e Inclusão social, e no passado, foi autor e organizador do Festival de Arte Sonora AURAL.
Se pudéssemos definir a sua identidade musical, diríamos que é na música improvisada, experimental, de fusão tradicional portuguesa e do mundo e na arte sonora, juntamente com o filme de autor documental e video arte que encontra as suas paixões."

Destinatários:
Dirigido, em especial, a adultos e de preferência a todos os interessados nesta arte de criar sons para dança – movimento.

/
Local, data:
Espaço Celeiros
Antigos Celeiros da EPAC
Rua Eborim, 16 - 7000-658 Évora
18 de janeiro 2020, sábado || das 10h às 18h
O workshop desenvolve-se ao longo do dia (com pausa para almoço) + apresentação ao final do dia.

/
Inscrições:
30€
Inscrições limitadas (Mínimo de 5 participantes e máximo de 15)
Inscrições: marcio.pereira@pedexumbo.com || t. 913 742 993

/
Cada participante deve trazer:
O seu próprio instrumento musical.
Objectos sonoros de qualquer tipo.
Computador, hardwares musicais; tipo placas de audio, controladores midi, pedaleiras, mesa de misturas, microfones, tudo o que acharem pertinente que possa ser usado para produzir som.
Amplificador caso tenham.

/
Contactos da entidade promotora:
PÉDExUMBO –  Associação para a Promoção de Música e Dança
+351 266 732 504 | pedexumbogeral@pedexumbo.com | http://pedexumbo.com/page-147/