Workshop "Autobiografia, Género e Performance", com Janaina Leite - inscrições até 29 janeiro

cruzamento disciplinar
Workshop "Autobiografia, Género e Performance", com Janaina Leite - inscrições até 29 janeiro
Workshop | Performance

Rodrigo Pereira

A Circolando promove o workshop AUTOBIOGRAFIA, GÉNERO E PERFORMANCE, com Janaina Leite, pesquisadora brasileira e criadora de "Stabat Mater", escolhido pelos críticos do Jornal Estadão e da Folha de São Paulo como um dos melhores espectáculos do Brasil em 2019.

Desde 2008, a artista tem-se dedicado à pesquisa sobre o uso do documentário e de material biográfico em cena. Dessa fase, além de espectáculos como “Festa de Separação” e “Conversas com meu pai”, resulta também o livro "Autoescrituras performativas: do diário à cena", publicado pela conceituada Editora Perspectiva.
Nos últimos anos, vem-se fazendo marcante em seu trabalho, a passagem de um "real documental" ou "etnográfico" para um "real obsceno", - tomando aqui o ob-ceno como o “fora de cena”, aquilo que ameaça romper o anteparo da representação-, principalmente, a partir de suas últimas experiências "Feminino Abjeto" 1 e 2 e "Stabat Mater" no qual a directora integrou ao processo de criação sua mãe real e um actor pornográfico. O laboratório, entre expositivo e prático, retoma os passos dessa trajectória somado a exemplos nas artes visuais, performance e teatro, para distinguir, em um primeiro momento, o que seria o real como "assunto" em cena de um real como "irrupção", como acontecimento. Agrega ainda uma reflexão sobre as representações de género a partir do conceito de “abjeção”, propondo um movimento de “crise” que oscila entre a identificação e a repulsa.

Sobre Janaina Leite
Actriz, directora e dramaturgista, é uma das fundadoras do premiado Grupo XIX de Teatro de São Paulo. Doutoranda pela Escola de Comunicação e Artes da USP, atua na orientação de oficinas, cursos e palestras por todo o Brasil, além der orientar os núcleos de pesquisa "Feminino Abjeto 1" e "Feminino abjeto 2 - O vórtice do masculino".

/
Locais, datas e horários de apresentação:
Espaço Circolando – CACE Cultural do Porto
31 de janeiro [18:00 - 22:00], 1 e 2 de fevereiro [14:00 - 18:00]

/
Informação sobre bilheteira:
Destinatários: profissionais e estudantes de artes performativas e outros interessados
Data limite para inscrição: 29 de janeiro
Valor: 50 euros
Informações e inscrições: c.santos@circolando.com

/
Contactos da entidade promotora:
Circolando
Rua do Freixo, 1071, sala 3, 4300-219 Porto
tel: 225 189 157 / 939 482 601 | www.circolando.com