Portugal participa na reunião de Conselho Intergovernamental do Programa Ibermúsicas 2020

música
Portugal participa na reunião de Conselho Intergovernamental do Programa Ibermúsicas 2020
Ibermúsicas 2020

A convite do Ministro da Cultura do Paraguai, Rubén Capdevila, o Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, estará presente na reunião do Conselho Intergovernamental do Programa Ibermúsicas, que decorrerá nos dias 4, 5 e 6 de março de 2020, na cidade de San Bernardino (Assunção), República do Paraguai. 

Integram o Programa Ibermúsicas a Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, México, Panamá, Paraguai, Perú, Uruguai e a Venezuela. Nesta reunião, Portugal participará como país observador.

O Ibermúsicas - Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas foi aprovado na XXI Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo que teve lugar em Assunção, Paraguai, em 2011, com o objetivo de fomentar a presença e o conhecimento da diversidade musical ibero-americana, estimular a formação de novos públicos na região, e alargar o mercado de trabalho dos profissionais do setor.

Este programa pretende ainda: 

_ Apoiar a formação de novos públicos para os espetáculos musicais ibero-americanos, dando especial ênfase aos jovens e à população mais vulnerável; 
_ Fomentar a distribuição, circulação e promoção de espetáculos musicais; 
_ Incentivar as produções e coproduções de espetáculos musicais; 
_ Apoiar a criação musical e as residências criativas; 
_ Promover as edições musicais e discográficas e a publicação de partituras; 
_ Promover a formação na área da produção e da gestão das Artes da Música; 
_ Promover a difusão e produção das obras dos compositores ibero-americanos; 
_ Impulsionar a valorização da diversidade e da riqueza cultural presentes nas Músicas Ibero-Americanas, de acordo com o mencionado na Convenção pela Diversidade Cultural da UNESCO. 

_
Mais informações
www.ibermusicas.org/

 


Data de publicação: 28-02-2020