Está aberta até 6 de abril a Linha de Emergência para Apoio às Artes

apoio às artes
Está aberta até 6 de abril a Linha de Emergência para Apoio às Artes
27-03-2020

Estão abertas até dia 6 de abril de 2020 as candidaturas à nova Linha de Apoio de Emergência ao Setor das Artes, integrada no quadro de medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica Covid19. Para esclarecimentos, sugerimos a consulta da secção "Perguntas Frequentes" disponível em www.culturacovid19.gov.pt. Poderá ainda utilizar os contactos cultura.covid19@mc.gov.pt ou 213 848 400 (dias úteis: 10h-12h / 14h30-16h). 

Com o valor de um milhão de euros, esta linha é financiada através do Fundo de Fomento Cultural do Ministério da Cultura, e destina-se a apoiar entidades artísticas e artistas nas áreas das artes performativas, artes visuais e de cruzamento disciplinar.  

Os apoios financeiros a conceder destinam-se a projetos na área da criação que prossigam objetivos e interesse cultural, podendo incluir apenas o período de conceção e desenvolvimento, sendo a apresentação facultativa ou projetada para o futuro.    

Podem candidatar-se entidades artísticas e artistas que estivessem nos últimos seis meses a trabalhar nas áreas dos projetos com que se candidatam, e que tenham verificado uma paragem total ou parcial das suas atividades devido ao Covid19. A primeira prioridade deste apoio serão todos aqueles que não tenham, à data, qualquer apoio de outras entidades, públicas ou privadas – sem prejuízo de poderem vir a ser apoiadas outras, cujos apoios sejam manifestamente insuficientes neste período excecional que vivemos.

Cada projeto poderá ser apoiado com montantes até 20.000 euros, no caso de entidades artísticas, e até 2.500 euros, no caso artistas. Cada entidade ou artista pode candidatar-se com apenas um projeto, não ficando impedidos de concorrer aos concursos de apoio da DGARTES, que serão lançados até ao final deste semestre. 

As propostas devem ser enviadas por e-mail (cultura.covid19@mc.gov.pt).

O formulário está disponível no final desta página e, também, no site www.culturacovid19.gov.pt.

Consulte os documentos:

Aviso de Abertura da Linha de Apoio [PDF]
Minuta para Apresentação de Propostas [PDF]

 

 

 

 

 

Data de publicação: 27-03-2020