Tradição >< Contemporâneo - Programa de residências artísticas para criadores do Alentejo

artes plásticas
Tradição >< Contemporâneo - Programa de residências artísticas para criadores do Alentejo
Oportunidade | Residências artísticas

Enquadrado pelo programa quadrienal Técnica, Artes e Lugares, a Oficinas do Convento abre em 2020 possibilidade de novas relações potenciando-as através de uma bolsa anual para a produção artística regional. Através deste concurso anual, a OC com os seus recursos técnicos permitirá o desenvolvimento de um projeto em residência artística dirigido a jovens criadores residentes no Alentejo. Pretende-se potenciar a aproximação entre a comunidade jovem artística e a OC, disponibilizando recursos e aprendizagens como forma de desenvolvimento do seu trabalho. Em 2020 a OC lança pela terceira vez o concurso tendo como tema a Tradição e Contemporâneo.
Pretende-se desafiar, artistas, designers e arquitetos, para a criação de obras que contribuam para um processo continuado de reinterpretação, cruzamento e inovação de técnicas.
Dar-se-á relevância a propostas a desenvolver em regime de Residência que tenham preferencialmente referências à região, património histórico e natural, cultura local e recursos e que contemplem modos de produção tradicional bem como “novos media”, refletindo a sua atualização na metodologia e na forma.

`- Candidaturas abertas até dia 15 abril 2020 -

/
Objectivos:
. Potenciar a criação de jovens artistas regionais, através de um processo formal que lhes permite beneficiar dos recursos locais;
. Estreitar relações com a comunidade artística jovem regional;
. Promover a criação artística e produção de projetos inovadores revitalizando as técnicas tradicionais e artesanais;
. Apoiar criadores emergentes da nossa região;
. Potenciar a interação entre a produção artística e a comunidade local, contribuindo para a promoção dos recursos naturais, culturais e económicos da região;
. Contribuir para o desenvolvimento de processos participativos promovendo o envolvimento da população;
. Aproximar os cidadãos das práticas artísticas contemporâneas. Valorizar a cultura local promovendo o desenvolvimento sócio cultural e a criação de objetos com valor poético.

Regulamento aqui
Ficha de inscrição aqui
+ informação

/
Contactos da entidade promotora:
Oficinas do Convento
Convento de São Francisco
R. Carreira de S. Francisco
7050 – 160, Montemor-o-Novo
comunicacao@oficinasdoconvento.com

/
Mais informações:
https://www.facebook.com/oficinasdoconvento/
https://www.instagram.com/oficinasdoconvento/