23 de abril: Dia Mundial do Livro 2020 - "Um livro no coração. Todos somos Livros."

vários
23 de abril: Dia Mundial do Livro 2020 - "Um livro no coração. Todos somos Livros."
Comemoração Dia Mundial do Livro

Ilustração de Mariana Rio 

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), no dia 23 de abril, data que coincide com o desaparecimento de escritores como Miguel de Cervantes e William Shakespeare. Neste dia, comemora-se também o Direito de Autor. Esta data foi escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge, e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do heróico cavaleiro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes e Garcilaso de La Vega, que morreram em Abril.

Neste Dia Mundial do Livro, o Ministério da Cultura anuncia a criação de medidas de apoio destinadas ao setor do livro: um programa de aquisições destinado às pequenas editoras e livrarias: https://www.culturacovid19.gov.pt/medidas-de-apoio-ao-setor-do-livro/

A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) criou um passatempo para celebrar o Dia Mundial do Livro, convidando os leitores das bibliotecas públicas a elegerem a sua obra literária favorita. Os resultados do passatempo #UmaBibliotecaUmLeitor são conhecidos esta quinta-feira e serão anunciados os livros — adulto e infantil – preferidos dos leitores. Outra iniciativa que partiu da DGLAB foi a criação de uma imagem oficial do Dia Mundial do Livro, para a qual foi convidada a ilustradora Mariana Rio, que desenhou uma ilustração dedicada à efeméride, tendo em conta que este é um ano difícil para quem faz, vende e lê livros.

Várias editoras lançaram neste dia campanhas e iniciativas digitais de incentivo à leitura, como passatempos, campanhas, lançamentos e vendas “online”.

/
Mais informações:
https://twitter.com/cultura_pt
https://www.culturacovid19.gov.pt/
http://dglab.gov.pt/

/
Ilustração de:
Mariana Rio (n.1986) vive no Porto. É licenciada em Design Gráfico e em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Estudou também na Academia de Belas Artes de Wroclaw, na Polónia. Apesar de muito nova, recebeu já vários prémios e distinções em Portugal e no estrangeiro.

 

#EstamosON #Covid19

 


Data de publicação: 23-04-2020