Teleworkshop de voz e dicção com o encenador João Rosa, dias 22 e 23 maio

teatro
Teleworkshop de voz e dicção com o encenador João Rosa, dias 22 e 23 maio
Workshop | Voz e dicção

Encenador João Rosa

Sinopse:
Vivemos tempos singulares, será um ano histórico na sociedade contemporânea. Mais um teste à resiliência e capacidade de adaptação, eventualmente criativa ou habilidosa do ser humano, desta vez, por um vírus. É-nos pedido para ficarmos em casa, estancar a propagação deste vírus do COVID-19 e é isso que devemos fazer. É isso que estamos a fazer. 
Tudo isto vai passar, vamos conseguir ultrapassar mais uma agrura que a circunstancia nos impõe. Mas, quando tudo isto passar, que será certamente muito em breve, teremos uma longa e complicada tarefa; refazer uma economia, recomeçar a trabalhar e recuperar o tempo que estivemos em luta, em casa. Muita coisa terá mudado e novas formas de trabalho terão surgido, mas a comunicação, essa, será a mesma. Ou poderá ser melhor. 
Aproveite o tempo que está em casa, sirva-se deste tempo para adquirir ferramentas para melhorar a sua performance comunicativa. Aproveitar este tempo para aprender e treinar as técnicas que poderá melhorar ou minimizar os conflitos da exposição e do nervosismo. Prepare-se, agora, para os desafios que se avizinham. (Oficinas Teatro de Lisboa)

/
Público-alvo:
Consultores, advogados, professores, comerciais, vendedores, estudantes, bem como, todos os outros profissionais que utilizem a voz na sua atividade profissional ou que queiram melhorar o conhecimento do seu aparelho vocal.
Duração:
7 horas.
1ª fase – dois dias, 2h por dia em videochamada.
2ª fase – um dia, 3h em sessão presencial com o formador.
Horário:
Sexta-feira - 20h às 22h
Sábado - 18h às 20h
Local:
1ª Fase, em casa.
2ª Fase, no estúdio OTL, na Casa do Artista – Estrada da Pontinha nº7
Formador: 
João Rosa

/
Como funciona?
Através de vídeochamada.
Todos os participantes participam entre si e com o formador.
Após formalizada a inscrição, será enviado o URL convite do formador de modo a que nas datas do workshop possam estar em conferencia.

/
Quais os objectivos desta formação?
Em duas sessões de duas horas irão experimentar diferentes sonoridades vocais a partir da ressonância corporal. Localizar a projeção da voz no espaço e as velocidades. O conjunto das técnicas apreendidas e postas em prática pelos formandos resultarão numa melhor capacidade de rentabilizar a voz.

/
Como se organiza este teleworkshop?
1ª fase da formação.
As aulas decorrem através de vídeochamada com duração total de 4 horas para um total máximo de 8 pessoas.
2ª fase da formação.
Haverá lugar a uma aula final que será presencial no nosso estúdio com duração de 3 horas. Após o trabalho já desenvolvido na 1º fase com formador através de videochamada, os alunos deverão continuar a  fazer a sua manutenção das técnicas apreendidas em casa pois na fase final, sessão presencial com o formador, além de ser feita a conclusão da formação serão desafiados para o projeto final de teleworkshop.
*a sessão final será agendada para o mês de maio, momento em que se estima a normalidade da situação atual. 

/
Programa:
Postura corporal, o relaxamento e aquecimento muscular;
Sons da voz e as variáveis da respiração;
Aquecimento vocal e ritmos da respiração;
A valorização da palavra e sua articulação.

/
Mais informações:
https://oficinasteatrolisboa.com/teleworkshop-de-voz-e-dic…/
Solicite ficha de inscrição: ‪geral@oficinasteatrolisboa.com
934 512 418

/
Biografia:
João Rosa é actor e encenador. De sua autoria enquanto encenador levou à cena Antes de começar de Almada Negreiros (2005), O Café de Carlo Goldoni (2009), A Casa de Bernarda Alba de Federico Garcia Lorca (2010), O Crime de Aldeia Velha de Bernardo Santareno, Ode Marítima de Álvaro de Campos (2011) e Mundo Distante de Nuno Costa Santos (2017). Dentro da conceptualidade e performance criou com os textos de Fernando Pessoa e seu heterónimo Álvaro de Campos o espetáculo Galgar com tudo por cima de tudo (2013), A vida é sonho de Calderon de La Barca em 2014 e Afogada na tua vergonha Baseado em Sarah Kane e Roberto Corte em 2017.
Dirigiu o Fórum Cultural de Alverca nos anos de 2001 a 2005 onde realizou somente peças de cariz experimental, programou e produziu mais de 60 espectáculos em sala e ao ar livre entre música, dança e teatro. Entre 2006 e 2009 trabalhou no Teatro Nacional São Carlos onde participou na Opera “Salomé”, “Die Walkure” de Richard Wagner e “Maria de Buenos Aires” opereta de Astor Piazzolla temporada 2006/07. “Siegfried”conjunto da tetralogia de Wagner temporada 2008/2009.
Iniciou o seu percurso artístico em 1998. É encenador, formador de teatro e formador de voz. Tem realizado paralelamente várias acções de voz para empresas como: Grupo Intimissimi e Calzedonia, Fujitsu, TeamView, Ministério da Defesa Nacional, Grupo Jerónimo Martins, Socremo (Moçambique), Colégios Maristas (Brasil), Serviços Sociais Administração Pública e Vantagem + Consultores Formação Lda e instituições e personalidades públicas.
Como artista acumula ainda o desenha luzes para espetáculos, os seus, claro. É ator, ocasionalmente, curioso e entusiasta na direção de fotografia e realização.