"Farol dos Ventos" inaugura roteiro de obras de arte da Cortiçada Art Fest, em Proença-a-Nova

cruzamento disciplinar
"Farol dos Ventos" inaugura roteiro de obras de arte da Cortiçada Art Fest, em Proença-a-Nova
Proença-a-Nova

"Farol dos Ventos" é o nome da primeira obra de arte a ser instalada no âmbito do roteiro de obras de arte da Cortiçada Art Fest – Festival de Experiências Artísticas na Paisagem, uma iniciativa desenvolvida por Mag - Marta Aguiar e Mariana Costa, com Sofia Marques de Aguiar e pelos municípios de Oleiros, Proença-a-Nova e Sertã. O local escolhido é o lugar da Buraca da Moura, na Serra das Talhadas, que, entre a meseta e as terras baixas do Sul, define o enquadramento paisagístico de Proença-a-Nova. A inauguração está marcada para o dia 1 de agosto. 

Financiado pela Direção-Geral das Artes no âmbito do "Apoio em Parceria - Revitalização do Pinhal Interior - Programa de Desenvolvimento Cultural do Território", o Cortiçada Art Fest - Festival de Experiências Artísticas na Paisagem é "um manifesto sobre a paisagem do Pinhal Interior" e decorre até setembro de 2021. O festival consiste, numa primeira fase, na criação e implementação de 3 obras de arte em 3 lugares representativos do Pinhal Interior que permanecerão como referência da paisagem dos três municípios em que a aposta no crescente turismo de natureza é determinante para uma inversão do processo de desertificação. 

Paralelamente, o projeto aposta na divulgação da arte na paisagem junto aos públicos estudantis – secundário e sobretudo universitário – que procuram concretizar projetos de construção, promover portfolios artísticos – gráficos ou digitais – e, simultaneamente, anseiam por experiências genuínas e diversas da vida urbana e suburbana. 

Cortiçada Art Fest inclui ainda um Concurso (que será anunciado em breve) e a Exposição "Terras do Fogo", a qual, juntamente com o Polo da Universidade Júnior em Proença-a-Nova, pretende promover e chamar a atenção para a região do Pinhal Interior junto dos públicos do litoral e dos grandes centros urbanos.

_

Mais informações:
www.corticadaartfest.pt

 

 

 


Data de publicação: 02-07-2020